Variedades & Tecnologia

Em julho, turismo das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste receberá cursos de formação

No mês de julho, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste receberão os cursos de formação de multiplicadores do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. A ação integra o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, e é executada pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

O anúncio aconteceu no último dia 30, em Maputo, capital de Moçambique, durante a conferência Turismo – Amigo do Jovem e da Criança, evento para o qual o Brasil foi convidado a apresentar sua experiência em ações de enfrentamento à exploração sexual.

Segundo a coordenadora de Projetos do CET, Elisângela Machado, será oferecido um curso por região, que contará com cinco representantes de cada estado, entre gestores públicos, empresários do setor e integrantes da sociedade civil organizada. O MTur fez a seleção das entidades convidadas.

No total, 47 profissionais serão formados. “O nosso objetivo é promover ações articuladas de prevenção. Os participantes da formação serão capacitados para disseminar o conhecimento. Esse trabalho é muito importante, porque quanto mais as pessoas sabem sobre o assunto, mas denunciam”, afirmou a professora.

Os cursos têm duração de três dias, com 30 horas/aula.
Os multiplicadores formados e os secretários estaduais de turismo serão convidados a assinar uma carta de compromisso, que será entregue ao Conselho Nacional de Turismo (CNT) pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Após o encerramento dos cursos de formação de multiplicadores, terá início a terceira fase do projeto, que prevê uma estratégia de prevenção e uma campanha nacional com foco na Copa do Mundo de Futebol de 2014.

DISQUE 100 E DENUNCIE

Hoje é possível fazer denúncias dos casos de exploração ou abuso de várias maneiras, pelo Disque 100, nas delegacias, escolas, ONGs, Centros de Referência Especializada de Assistência (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e nos próprios conselhos tutelares, que fazem o encaminhamento para a punição legal dos responsáveis, bem como ao acompanhamento dos jovens.


Fonte: MTUR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *