Variedades & Tecnologia

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROMOVE A SEGUNDA EDIÇÃO DO VIRADÃO CARIOCA.

virad_o_carioca_vetor_ok

Nos dias 23, 24 e 25 de abril a cidade do Rio de Janeiro se transformará em um grande palco para a segunda edição do VIRADÃO CARIOCA, que ocupará a cidade promovendo a sua integração por meio de todas as linguagens artísticas. Ao todo, serão 524 atrações, 170 a mais que na primeira edição, realizada no ano passado. A marca deste ano é gratuidade inclusive nas instituições que vão aderir ao evento.

O evento, que já era muito acessível, passou a ser radicalmente acessível. Nenhuma programação será paga. Instituições como Firjan, CCBB e Caixa Econômica Federal, apenas para citar algumas, também vão oferecer programações gratuitas durante o VIRADÃO CARIOCA.

preta-gil

Quem abre a programação é Dona Ivone Lara, que sobe ao palco armado na Praça XV na noite de sexta-feira, dia 23. Enquanto isso, Preta Gil se concentra nos camarins, juntamente com Marcelo D2. Na Cinelândia, o Tira Poeira abre os festejos, enquanto o Fino Coletivo e a Banda Crossover, de Junior Lima, se preparam para subir ao palco.

crossover_be7e97de35630afc63dd0fde46ffd575 No Palco Sobre Rodas, que na sexta-feira, estará na Penha, o show “Época de Ouro”, com a participação de Altamiro Carrilho, Joel Nascimento e Paulo Moura, será em homenagem ao Dia Nacional do Choro. Afinal, o bairro é considerado o berço do clássico estilo musical. Durante a década de 70, a referência mais marcante do chorinho era o “Sovaco de Cobra”, um botequim localizado na Rua Francisco Enes, no subúrbio do Rio, ponto de encontro de chorões cariocas de diversas gerações.

Como dia 23 também se comemora o Dia de São Jorge, a festa do Santo Guerreiro foi integrada à programação do VIRADÃO CARIOCA, com um show de Moacyr Luz na Praça Albino Pinheiro, no Centro.

1411MM21

No sábado, dia 24 de abril, é a vez de Sandra de Sá, Pitty e MV Bill se apresentarem na Praça XV, enquanto Luis Melodia, Afroreggae e Dudu Nobre sobem ao palco do Rio das Pedras. Na Cinelândia, os destaques são os shows de Mariana Aydar, Edu Krieger e Paula Toller. Rita Ribeiro, Jorge Mautner e o grupo Casuarina prometem embalar o público no palco Leme.

Já no domingo, a Praça XV vai ser tomada pelo som de Sérgio Loroza, Milton Nascimento e Diogo Nogueira. No Rio das Pedras, Buchecha, Molejo e Falamansa animam a festa, que será encerrada pelo rei dos hits Lulu Santos. No mesmo dia, haverá intervenção cultural também no metrô da cidade: na estação Siqueira Campos, em Copacabana, se apresenta a dupla de voz e violão Lívia Lucas e Gabriel Improta e na Pavuna (vagão), a dupla Luis Fernando e Hudson Costa.

lulu

Essas são apenas algumas das programações simultâneas da segunda edição do VIRADÃO CARIOCA. Com intensa programação, o evento terá atrações em diversos pontos da cidade – cerca de 90 (noventa) espaços, entre praças, igrejas, ruas e equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura como teatros, cinemas, bibliotecas, lonas e centros culturais. Serão shows, peças teatrais, concertos, exposições, leituras, performances, exibições de filmes, literatura e circo.

O principal objetivo do VIRADÃO CARIOCA é integrar as diferentes regiões da cidade e seus moradores, por meio da oferta de uma programação bastante eclética.

PALCOS AO AR LIVRE

O VIRADÃO CARIOCA terá seis palcos ao ar livre – dois grandes (Praça XV e Rio das Pedras) e quatro médios (Cinelândia, Leme, Praça do Ringue, em Santa Cruz, e Piscinão de Ramos) – que receberão os shows musicais, apresentações de DJs e de orquestras. Além disso, haverá apresentações circenses e de teatro. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 23, no palco da Praça XV. Bem perto dali, na Cinelândia, ficará outro palco. O objetivo da organização do VIRADÃO CARIOCA é criar um corredor cultural, unindo os dois pontos, e fazer o público circular entre eles em busca da melhor atração. Além dos palcos, o Palco Sobre Rodas que passará pelo IAPI da Penha, Vila Isabel e Méier. O público da Zona Oeste assistirá ainda um Luau ao Pôr-do-sol na Barra da Tijuca.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES MUSICAIS

4 Cabeça

Afroreggae

Ângela Ro Ro

As Chicas

Banda Seu Chico

Bia Bedran

Brasov

Buchecha

Casuarina

Cidade Negra

Crossover

Diogo Nogueira

DJs Malboro, Janot, Dodô Azevedo, Brinquinho e Dênis

Dodô Azevedo

Dona Ivone Lara

Dudu Nobre

Edu Krieger

Falamansa

Farofa Carioca

Fino Coletivo

Geraldo Azevedo

Gigantes da Lira

Jards Macalé, Zé Renato, Moacyr Luz e Guinga (Show Dobrando a Carioca)

Jay Vaquer

Jorge Mautner

Lulu Santos

Luis Melodia

Marcelo D2

Mariana Aydar

Mart’nália

Milton Nascimento

Moinho

Molejo

MV Bill

Nei Lopes

Orquestra da Bola Preta

OSB Jovem e João Donato Trio

Orquestra Voadora

Pitty

Preta Gil

Ricky Vallen

Rita Ribeiro

Rodriguinho

Rogê

Rosemary

Sandra de Sá

Sérgio Loroza

Sururu na Roda

Vítor Araújo

Zé Zuca

Maiores informações, acesse: https://www.viradaocarioca.net.br/

Fonte: Redação / Secretaria Municipal de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *