Variedades & Tecnologia

Liberação das tarifas aéreas começa vigorar oficialmente na próxima sexta-feira

A chamada liberdade tarifária para a América do Sul entra em vigor, efetivamente no próximo dia 23 (sexta-feira). Todas as companhias aéreas que operam voos internacionais a partir do Brasil estarão livres em relação à prática de preços.

Antes do início da liberação, nos voos para os Estados Unidos (EUA), por exemplo, as empresas tinham que cobrar, no mínimo, US$ 708 e, para França, US$ 869 em um bilhete de ida e volta. A exceção são voos para a América Latina, cujos valores das tarifas já estão livres desde 2008. Segundo especialistas, como a demanda por viagens aéreas está aquecida no País, a queda de preços não deve ser expressiva imediatamente.

A liberação dos preços das passagens aéreas internacionais pela Anac ( Agência Nacional de Aviação Civil), foi iniciada em abril do ano passado, e esse processo será concluído, segundo a Anac,, no próximo dia 22 de abril, quando não existirá nenhum preço mínimo em vigor. O processo de liberação foi gradual, começou há quase um ano e hoje, pela legislação, as passagens aéreas não podem custar menos de 20% da tarifa integral.

A Anac vinha realizando um escalonamento de descontos; o objetivo da redução gradual era dar às companhias tempo de adaptação à nova realidade de mercado totalmente livre. Os preços mínimos foram criados nos anos 1990, para atender ao pedido das empresas brasileiras, que alegavam temer a concorrência das estrangeiras.

Fonte: DT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *