Variedades & Tecnologia

Hotel Histórico terá três, quatro ou cinco estrelas

Meios de hospedagem que solicitarem classificação na matriz de Hotel Histórico terão três, quatro ou cinco estrelas. Essa foi a decisão do grupo de representantes de órgãos governamentais, empresários e entidades do setor, durante uma oficina para discussão do Novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, realizada quinta-feira (15) e sexta (16/04), em Ouro Preto (MG).

A oficina, focada no debate da matriz de Hotel Histórico, teve como objetivo a definição dos requisitos mínimos, mandatários (obrigatórios) e eletivos (não obrigatórios) para um empreendimento classificado como Hotel Histórico se enquadrar em determinada categoria de estrela.

O secretário municipal de Turismo de João Pessoa (PB), Elzário Pereira Júnior, parabenizou a iniciativa “inovadora” do Ministério do Turismo (MTur) em propor um modelo de classificação que contemple a diversidade de meios de hospedagem existentes no país. “Essa é uma oportunidade de normalizar a atividade turística no país. Como representante do poder público municipal, muitas vezes sinto dificuldades no desenvolvimento da atividade por causa da ausência de conceitos definidos dentro do setor”, acrescentou.

Durante a oficina, a professora de Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Minas Gerais, Gislene Duarte, destacou que a classificação e fundamental quando se fala em qualidade, padronização de procedimentos. “Hoje, o consumidor enfrenta a falta de parâmetros. Um hotel é econômico porque e simples, mas quais serviços são oferecidos não se sabe”, exemplificou.

O representante da Associação dos Empreendedores do Sítio Histórico de Olinda (AEOSH), Marcus Aurélio Reis, destacou o processo participativo de construção do novo sistema de classificação. “Essa é a primeira vez em 20 anos que tive a oportunidade de participar de um processo de discussão em nível federal. Sinto-me privilegiado”, finalizou.

O documento final sobre a matriz Hotel Histórico será disponibilizado, no site www.turismo.gov.br, para consulta pública durante 20 dias.

Nova Classificação

A oficina em Ouro Preto é o quinto encontro promovido pelo MTur, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia,  tendo em vista a elaboração das novas matrizes de classificação hoteleira.

Ao todo, o novo modelo de classificação proposto contempla oito matrizes: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat e Hotel de Floresta.

O processo de classificação é voluntário. Entre os requisitos para solicitação do registro está o cadastro no sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur.

Para facilitar a inclusão voluntária dos empreendimentos hoteleiros no novo sistema de classificação, o MTur estuda a possibilidade de criação de um sistema online de classificação dentro do Cadastur. Os empreendimentos passariam, ainda, por inspeção técnica e verificação documental para se enquadrem na categoria indicada.

A previsão é que o documento final do Novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, com as contribuições feitas durante as oficinas e na consulta publica, seja apresentado durante o 5º. Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece entre 26 e 30 de maio, em São Paulo (SP).

Participaram da oficina na cidade mineira representantes do segmento em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, bem como representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

Fonte: MTUR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *