Variedades & Tecnologia

Em alguns países a restrição de voos continua até Domingo

O Reino Unido indormou que estenderá até as 6h GMT de domingo (3h de Brasília) a restrição de voos em seu espaço aéreo, por causa da espessa nuvem de cinzas expelidas por um vulcão islandês em erupção.

No entanto, o trafégo aéreo poderá ser retomado aos poucos na Escócia e na Irlanda do Norte neste sábado até as 18h GMT (15h de Brasília).

No norte da Itália, o espaço aéreo ficará fechado pelo menos até a manhã de segunda-feira. O principal aeroporto do país, o Fiumicino, em Roma, no entanto, permanecerá aberto. Na Alemanha, o bloqueio dura até as 6h GMT de domingo.

Neste sábado (17), boa parte da Europa estendeu até o final do dia as restrições do espaço aéreo, bloqueando o tráfego internacional de aviões pelo terceiro dia consecutivo.

O caos aéreo afeta milhares de pessoas em todo o mundo e não há ainda estimativa para a retomada dos voos nas regiões atingidas, pois, de acordo com autoridades locais, as previsões indicam que a nuvem não está se dissipando.

As cinzas, uma mistura de partículas de vidro, areia e rocha, derivam a cerca de 1.500 m, e, segundo especialistas, podem danificar os motores das aeronaves. A Eurocontrol, que coordena o controle do tráfego aéreo em 38 países, informou que o fenômeno na atmosfera se movia a leste e sudeste.

Segundo a agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol), um total de 16 mil voos foram cancelados neste sábado na Europa como consequência da nuvem de cinzas. A agência informou, em comunicado, que, em condições normais, 22 mil voos seriam operados neste sábado na Europa, dos quais somente 6 mil devem acontecer.

A Eurocontrol informou que estão proibidos os pousos e decolagens de aviões civis "na maior parte do norte e do centro da Europa".

Os países e zonas afetadas são, segundo a agência, Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, norte da França, grande parte Alemanha, Hungria, Irlanda, norte da Itália, Holanda, sul da Noruega, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça e o Reino Unido.

A Eurocontrol ressaltou que o tráfego aéreo permanece aberto no sul da Europa, incluindo Espanha, sul dos Bálcãs, sul da Itália, Bulgária, Grécia e Turquia, onde os voos operam com normalidade.

As previsões indicam que a nuvem de cinza vulcânica continuará nos céus europeus e que seguirá tendo impacto na atividade dos aeroportos por, pelo menos, mais 24 horas.

Prejuízos

As companhias aéreas estimam perdas de US$ 200 milhões por dia, com o maior caos aéreo desde a 2ª Guerra Mundial.

A companhia australiana Qantas cancelou todos os voos de sábado para a Europa e já está restituindo os passageiros ou trocando datas de suas viagens.

Fonte:  Agências Efe, France Presse e Reuters / redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *