Variedades & Tecnologia

Classificação hoteleira é tema de palestra em Pernambuco

O processo de classificação hoteleira foi tema de palestra nesta sexta-feira (16), no 3º Fórum do Direito do Turismo, realizada em Recife (PE). O Ministério do Turismo está percorrendo todas as regiões brasileiras para discutir as novas matrizes de classificação com governos municipais e estaduais, entidades do setor, e sociedade civil.

“É imprescindível que o Brasil acompanhe essa tendência mundial de buscar o aumento da competitividade por meio da melhoria da qualidade dos produtos e serviços turísticos. A classificação dos hotéis é adotada por vários países”, afirma o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, citando como exemplos o Chile, França, Espanha, Portugal, entre outros.

O processo de classificação, já recebeu apoio de várias entidades do setor. Nesta sexta, a matriz de hotel histórico foi discutida em Ouro Preto (MG) e a presidente da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH/MG), Silvania Capanema, elogiou a “simplicidade” do sistema proposto pelo MTur. “Os meios de hospedagem de Belo Horizonte já estão se preparando para aderir à classificação”, ressaltou.

Na semana passada, o Rio de Janeiro abrigou as discussões da matriz de alojamentos Cama e Café. Na ocasião, os presidentes da ABIH Nacional, Álvaro Bezerra, e da Federação Nacional de Hotéis e do SindRio, Alexandre Sampaio, defenderam a iniciativa do MTur. “Temos que colaborar com o governo para que a classificação se torne realidade. “Nós, da iniciativa privada, temos que fazer o processo dar certo”, disse Bezerra. Sampaio avaliou que “o governo está no caminho certo ao propor a classificação e discutí-la com os vários segmentos”.

O novo sistema de classificação hoteleira proposto pelo MTur, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia, definirá os requisitos mínimos de sustentabilidade, infraestrutura e serviço que um empreendimento precisa oferecer para se enquadrar numa determinada categoria.

Serão adotadas oito matrizes: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat e Hotel de Floresta. Dentro de cada matriz, critérios obrigatórios e eletivos (não obrigatórios) estão sendo definidos para enquadrar os empreendimentos em categorias.

O potencial que temos para obter sucesso é muito grande, basta agora, que as regras e normatizações sejam aceitas, compreendidas (verdadeiramente) e colocadas em prática.

 

Fonte: Redação /MTUR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *