Dicas & Destinos

Viagem no tempo: conheça 6 abadias e claustros europeus

Claustros e abadias são remanescentes da Idade Média, um período de grande importância para a história e a cultura da Europa

abadias e claustros europeus
Abadia de Corvey, Alemanha

As abadias e claustros europeus são lugares de muita beleza e história, que acabam sempre atraindo a curiosidade de muitas pessoas. Eles são um lembrete da devoção religiosa e da arquitetura deslumbrante do passado. Se você está procurando uma experiência de viagem única, visite uma das abadias ou claustros listados abaixo.

Claustros e abadias são remanescentes da Idade Média, um período de grande importância para a história e a cultura da Europa. Esses locais sagrados foram construídos por monges e freiras que se dedicavam à vida religiosa, e abrigam uma riqueza de arte, arquitetura e história.

Alguns claustros e abadias ainda estão ativos, enquanto outros são ruínas fascinantes que atraem visitantes de todo o mundo. Sejam eles ativos ou não, esses lugares oferecem uma experiência única de imersão na história e na espiritualidade.

Aqui estão seis claustros e abadias europeus que você não pode perder:

A Abadia de Corvey é uma das mais antigas e importantes abadias beneditinas da Alemanha. Fundada em 822 pelo rei Luís I, o Piedoso, a abadia rapidamente se tornou um centro de poder espiritual, político e cultural.

Corvey era um mosteiro imperial, o que significava que recebia a proteção e o patrocínio dos imperadores alemães. Isso deu à abadia um nível de influência que era incomum para mosteiros da época.

Os líderes de Corvey eram frequentemente envolvidos na política imperial, e a abadia serviu como um local de negociações e acordos importantes. A abadia também foi um centro de educação e cultura, e seus monges eram responsáveis por traduzir e copiar textos importantes.

O mosteiro de Corvey foi construído em estilo barroco e apresenta uma arquitetura impressionante. A abadia abriga uma biblioteca com mais de 75.000 livros medievais raros, incluindo um manuscrito do século VII da Bíblia.

A Abadia do Monte Saint-Michel é uma das atrações turísticas mais populares da França. Situada em um afloramento rochoso na costa da Normandia, a abadia é uma maravilha arquitetônica e um importante destino de peregrinação.

A lenda conta que o arcanjo Miguel apareceu ao bispo de Avranches no século VIII e lhe ordenou que construísse uma igreja no local. O bispo obedeceu e a primeira igreja foi construída no século IX.

A abadia atual foi construída no século XI e é um exemplo impressionante da arquitetura românica. A abadia abriga uma igreja, um claustro, uma biblioteca e um museu.

O Monte Saint-Michel é um Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das atrações turísticas mais visitadas da França. A abadia é um símbolo da fé cristã e da história da França.

abadias e claustros europeus

A Abadia de Sénanque é uma abadia cisterciense ativa localizada na Provença, França. É uma das abadias cistercienses mais famosas do mundo, conhecida por seus campos de lavanda circundantes.

A abadia foi fundada em 1148 por monges cistercienses de Clairvaux. Os monges cistercienses são conhecidos por seu estilo de vida simples e austero, e a Abadia de Sénanque é um exemplo perfeito disso.

A abadia é composta por uma igreja, um claustro, um refeitório e outros edifícios monásticos. A igreja é um exemplo impressionante da arquitetura românica. O claustro é um local tranquilo e meditativo, cercado por arcadas e colunas.

Além da oração e do trabalho, os monges de Sénanque também são agricultores. Eles cultivam lavanda, azeite e mel, que vendem para sustentar a abadia.

O Mosteiro de Sant Cugat é um mosteiro beneditino localizado a apenas 15 minutos a noroeste de Barcelona, ​​Espanha. É um dos mosteiros mais importantes da Espanha e abriga um tesouro de arte medieval.

O mosteiro foi fundado no século IX e foi um importante centro religioso e cultural durante a Idade Média. A abadia abriga uma igreja românica, um claustro, uma biblioteca e um museu.

A igreja românica é um dos edifícios mais importantes do mosteiro. Foi construída no século XII e apresenta uma arquitetura impressionante. O claustro é um lugar tranquilo e meditativo, cercado por arcadas e colunas.

A biblioteca do mosteiro abriga uma coleção de manuscritos medievais que é considerada uma das mais importantes da Espanha. O museu do mosteiro abriga uma coleção de artefatos medievais, incluindo esculturas, pinturas e objetos de arte.

A Abadia de Cleeve é um mosteiro cisterciense localizado no condado de Somerset, Inglaterra. Foi fundada no século XII e foi um importante centro religioso e cultural durante a Idade Média.

A abadia foi dissolvida pela coroa inglesa em 1536, durante a Reforma Protestante. Nos séculos seguintes, o local foi usado para uma variedade de propósitos, incluindo uma mansão privada, uma escola e uma fazenda.

Em 1984, o English Heritage Trust adquiriu a abadia e iniciou pesquisas arqueológicas e extensas restaurações. Hoje, a Abadia de Cleeve é ​​um dos mosteiros medievais mais bem preservados do Reino Unido.

Os edifícios existentes ainda estão cobertos e contêm muitos elementos de interesse, incluindo o telhado “anjo” no refeitório onde os monges se reuniam para as refeições. Outro destaque são os azulejos pintados à mão e decorados com motivos reais que datam de 1270.

A Abadia de Cleeve é ​​um lugar fascinante para explorar. É um testemunho da história e da cultura da Inglaterra medieval.

O Mosteiro de Santo Domingo de Silos é um mosteiro beneditino localizado na província de Burgos, Espanha. É um dos mosteiros mais famosos da Espanha e é conhecido por seu claustro românico.

O mosteiro foi fundado no século XI e foi um importante centro religioso e cultural durante a Idade Média. O claustro é um exemplo impressionante da arquitetura românica espanhola. Possui dois andares de arcadas e é decorado com esculturas e pinturas.

Também serviu como centro de conhecimento botânico e médico durante a Idade Média; você ainda pode visitar a farmácia do mosteiro. Embora o extenso jardim do claustro já tenha desaparecido há muito tempo, um cipreste que se acredita ter sido plantado em 1882 por visitantes beneditinos franceses ainda prospera. Fique atento aos cantos gregorianos, pois os monges de Silos ainda cantam seis vezes por semana durante as Vésperas.

O mosteiro também abriga uma igreja românica, um refeitório e uma biblioteca. 

Mosteiro de Santo Domingo de Silos

Visitar um claustro ou abadia é uma experiência que vai ficar para sempre na sua memória. Esses lugares são um mergulho na história e na espiritualidade, e oferecem uma oportunidade única de refletir sobre a vida e o mundo ao seu redor.

  • Dê-se tempo para explorar o local. Claustros e abadias são complexos com muitos atrativos, por isso é importante reservar um tempo para explorar tudo com calma.
  • Leve roupas confortáveis. Você provavelmente vai passar muito tempo caminhando e explorando, por isso é importante estar confortável.
  • Não se esqueça da câmera. Claustros e abadias são lugares lindos, por isso é importante registrar a sua visita com fotos.

Para muitos viajantes pela Europa, as abadias e os claustros continuam a ser locais populares para visitar. Cenários perfeitos para desacelerar e para refletir sobre a vida. Se você quiser desacelerar e se concentrar durante sua própria aventura, considere uma viagem paralela a um desses locais históricos encantadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *