Dicas & Destinos

10 museus com arquitetura mais impressionantes do mundo

Se você é daqueles que ama explorar lugares incríveis e curte arquitetura de cair o queixo, esse post é para você! Vamos embarcar juntos em uma jornada pelos 10 museus com arquitetura mais impressionantes do mundo, onde a arquitetura é tão espetacular quanto as obras de arte que abrigam.

10 museus com arquitetura mais impressionantes
Museum of The Future, Dubai – 10 museus com arquitetura mais impressionantes do mundo

1 – Guggenheim Bilbao Museum, Espanha

Você já ouviu falar desse ícone da arquitetura contemporânea? Inaugurado em 1997, esse museu de arte contemporânea localizado às margens do rio Nervión, na deslumbrante cidade de Bilbao, na Espanha, conquistou fama mundial e se tornou um destino turístico imperdível. Projetado pelo renomado arquiteto americano Frank Gehry, o museu desafia todas as expectativas com suas formas curvas e não lineares, desafiando a própria definição de como um museu deve ser. Prepare-se para se surpreender com esse marco arquitetônico que revolucionou a cena cultural da cidade e continua a fascinar visitantes do mundo todo.

2 – Royal Ontario Museum, Canadá

Vamos fazer uma viagem até Toronto, no Canadá, para explorar o Royal Ontario Museum! Desde sua abertura em 1914, esse museu passou por diversas expansões para acomodar sua vasta coleção de mais de 6 milhões de peças. A última delas, em 2007, trouxe uma incrível adição arquitetônica do renomado arquiteto americano Daniel Libeskind. A fachada desconstruída e cheia de pontas do novo prédio contrasta maravilhosamente com o edifício centenário ao lado. Prepare-se para se impressionar com essa combinação perfeita entre o antigo e o moderno!

3 – Museo Soumaya, México

Pronto para uma experiência artística inesquecível na Cidade do México? O Museo Soumaya é o lugar certo! Com uma coleção incrível de cerca de 70 mil objetos, incluindo a maior coleção privada do mundo de esculturas de Auguste Rodin, este museu é um tesouro cultural. O projeto do escritório FR-EE é de tirar o fôlego, com sua arquitetura única coberta por 16 mil azulejos hexagonais de aço espelhado, uma homenagem às fachadas tradicionais de azulejos de cerâmica coloniais. Prepare-se para se perder nas maravilhas da arte dentro dessas paredes deslumbrantes!

4 – Museum of The Future, Dubai

Você está pronto para uma visão do futuro? Bem-vindo ao Museum of The Future, em Dubai! Inaugurado no ano passado, este museu oferece exposições e experiências imersivas de ciência, tecnologia e meio ambiente. Projetado pelo escritório de arquitetura local Killa Design, o edifício oval complexo é alimentado por 4.000 megawatts de energia solar. Sua fachada externa apresenta janelas que formam um poema árabe sobre o futuro do emirado. Prepare-se para explorar as maravilhas do amanhã enquanto se maravilha com a arquitetura única deste museu futurista!

5 – Ordos Museum, China

Vamos viajar para a cidade de Ordos, na China, e descobrir o Ordos Museum! Aberto em 2011, esse museu projetado pelo escritório MAD Architects, de Pequim, é uma obra de arte em si mesmo. Com seu formato suave de dunas, parece ter “pousado” no local. Sua estrutura envolta em persianas de metal polido reflete a paisagem ao redor, criando um edifício compacto e misterioso, onde o interior se revela apenas aos visitantes sortudos. Prepare-se para uma experiência arquitetônica única que combina natureza e criatividade de forma surpreendente!

6 – Kunsthaus Graz, Áustria

Vamos mergulhar no mundo da arte contemporânea em Graz, na Áustria, no incrível Kunsthaus Graz! Aberto em 2003, esse museu projetado pelos arquitetos ingleses Peter Cook e Colin Fournier é um verdadeiro destaque no centro histórico da cidade. Com sua forma orgânica única, o prédio abriga uma coleção diversificada de arte contemporânea, design, cinema e fotografia. Mas o que realmente chama a atenção são os cerca de 1.300 painéis fotovoltaicos de acrílico que revestem sua fachada, produzindo energia para alimentar o museu. Prepare-se para uma experiência artística e energética de tirar o fôlego!

10 museus com arquitetura mais impressionantes
Kunsthaus Graz, Áustria – 10 museus com arquitetura mais impressionantes do mundo

7 – The Broad, Califórnia (EUA)

Prepare-se para explorar a cena artística de Los Angeles, na Califórnia, no impressionante The Broad! Inaugurado em 2015, esse museu de arte contemporânea projetado pelo escritório de arquitetura americano Diller Scofidio + Renfro é uma verdadeira joia arquitetônica. Sua fachada repleta de aberturas em forma de pequenos favos de mel permite a entrada de luz natural, criando uma atmosfera única para apreciar a vasta coleção de arte. E não podemos deixar de mencionar o design da cobertura, que se assemelha a um “véu” sendo levantado, dando as boas-vindas aos visitantes. Prepare-se para uma experiência artística envolvente e visualmente deslumbrante!

8 – Messner Mountain Museum Corones, Itália

Vamos subir as montanhas da Itália e descobrir o Messner Mountain Museum Corones! Localizado no topo do Monte Kronplatz, a 2.275 metros acima do nível do mar, esse museu celebra a história e a disciplina do montanhismo. Construído pelo alpinista Reinhold Messner e projetado pelo escritório Zaha Hadid Architects, o museu oferece galerias com janelas panorâmicas e um terraço que se projeta a 6 metros da encosta da montanha, proporcionando vistas deslumbrantes dos picos nevados ao redor. Prepare-se para uma experiência única nas alturas, onde a arquitetura e a natureza se encontram!

9 – Zeitz MOCAA, África do Sul

Vamos conhecer a rica cena artística africana no Zeitz MOCAA! Aberto em 2017 na Cidade do Cabo, na África do Sul, esse museu é o maior do mundo dedicado à arte contemporânea africana. Projetado pelo escritório de arquitetura Heatherwick Studio, ele foi construído dentro de um antigo silo de grãos datado de 1924, que já foi o edifício mais alto do país. Os 42 tubos de concreto de 33 metros de altura foram habilmente esculpidos por dentro, transformando o antigo em algo novo e emocionante. Prepare-se para se maravilhar com a riqueza e a diversidade da arte africana em um ambiente verdadeiramente único!

10 – Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, Brasil

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos o Museu do Amanhã, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. Inaugurado em 2015, esse museu se tornou um marco na cidade. Projetado pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, sua cobertura em balanço se assemelha ao esqueleto de um animal, tornando-se uma das características mais impressionantes da construção. Além das exposições internas que nos fazem refletir sobre o futuro, a imensa praça ao redor do museu e o espelho d’água ao seu redor dão a sensação de que o edifício está flutuando. Prepare-se para uma experiência única que combina arte, ciência e uma pitada de magia carioca!

10 museus com arquitetura mais impressionantes
Museu do Amanhã, Foto: Naira Amorelli – 10 museus com arquitetura mais impressionantes do mundo

Agora que conhecemos esses 10 museus com arquitetura mais impressionantes do mundo, estamos prontos para nos encantar com suas obras de arte e se maravilhar com suas estruturas deslumbrantes. Prepare suas malas e embarque nessa jornada cultural, explorando esses espaços únicos que nos transportam para um mundo de criatividade, beleza e reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *