Dicas & Destinos

O outono na Provença

Foi durante os meses de setembro de 1887 e de 1888 que Vincent Van Gogh concluiu suas famosas pinturas de girassóis em Arles. O fato não surpreende, já que nessa época no sul da França o calor do verão deixou os céus claros, os campos Dourados e as uvas no ponto de ser colhidas, ao passo que a areia macia das praias vazias é lambida pelas águas quentes do mediterrâneo. Abelhas e canários voam pelos Prados, Flamingos se reúnem na Camargue e as últimas touradas são realizadas em Nîmes e Arles. Hoje vamos falar sobre a belíssima região da Provença.

provença

Há ampla diversidade de atrações, desde monumentais vestígios romanos em Arles, Nîmes e Orange até o palácio dos papas em Avignon e as fontes do bom rei René em Aix-en-Provence. Alguns lugares tem uma forte ligação com escritores e artistas: Juan Les Pins com F. Scott Fitzgerald, Antibes com Pablo Picasso e Nice com Henri Matisse. Você pode visitar a casa de um Cezanne perto de MT. Victorie e a de Pierre-Auguste Renoir em Cagnes. Quem aprecia a arte do século 20 deve ir à Fondation Maeght, fora da clássica aldeia medieval de St-Paul-de-Vence

A Provença também significa comida boa: o Pistou cheio de alho, o oleoso Ratatouille, a bouillabaisse de peixes e um peixe fresco com suco de limão. Os vinhos vão do clássico côtes du Rhone aos leves e refrescantes roses locais, perfeitos para um piquenique. Ancha sua cesta nos mercados com legumes frescos, queijos e frutas e vá às colinas ou à praia para saboreá-los ao ar livre.

As villages perchés da Provença são outra atração. A cidadela de Les Baux de Provence tinha os menestréis que ficaram famosos por suas trovas de amor e hoje reúne muitas galerias. Compre uma pintura, um disco de música provençal ou os belos tecidos de Arles para lembrar do sol brilhante do sul francês depois que seu bronzeado desbotar.

Plano de viagem

Há festivais e feiras de vinhos ao longo de setembro, com destaque para o Festival da Colheita da Uva em Nimes e o Festival do Arroz – com um sabor espanhol de tourada e sangria – em Arles. Alugue um carro para viajar pela Provença e conhecer melhor esta bela região.

Uma semana de sol de outono 

provença

Dia 1: 

Comece por Marselha, principal porto e cidade mais antiga da França. Veja a encantadora Vieille Charité e o impressionante Palais Longchamps. Peça a famosa Bouillabaisse no almoço e depois vá para Aix en Provence, que tem bulevares grandiosos, museus interessantes e um ambiente cosmopolita.

Dia 2:

Visite Arles, que fica em torno de um imenso anfiteatro romano. Passeie nos sítios antigos e tome um café no Café Van Gogh. Depois vá a Nîmes, outra cidade Romana, que no terceiro fim de semana de setembro comemora a vendange (colheita da uva), com touradas na arena. Ou visite Les baux, que tem uma fortaleza imponente e vistas para a Camargue.

provença

Dia 3 e 4: 

Passe dois dias visitando a dela região de Vaucluse, pródiga em vinhedos, lavanda, trufas e melões. A área abriga as cidades históricas de Avignon e Orange, que merecem uma visita.

Dia 5 e 6:

Vá região rural relativamente desconhecida de Alpes-de-Haute-Provence. Faça um piquenique no seu caminho para a costa. Já em Cannes, caminhe tranquilamente no famoso Boulevard de La Croissete e tome um chá no Carlton Hotel. Nade no mar e relaxe na praia ou visite as fábricas de perfume em Grasse.

Dia 7: 

Passe a manhã em Nice e siga para o mercado de Cours Saleya. Daqui você pode ir a St Paul de Vence para visitar a Fondation Maeght, para ver o Musée Renoir, ou ainda seguir pela Costa até Menton e Monte Carlo.

Leia também: 10 cidades românticas para conhecer na França durante o inverno

Dicas

  • Em Nice pegue o trem de Pignes para o Alpes e aprecie as vistas maravilhosas
  • Use sempre protetor solar, pois o sol ainda é muito forte nessa época do ano
  • Pegue um folheto em algum centro de  informação turística na França para informar-se sobre os festivais que estão acontecendo na região

Como Chegar:

Os principais aeroportos são o Marseille Marignane e o Nice Côte d’Azur; os demais ficam em Aix-en-Provence, Avignon, Grenoble, Nimes e Toulon. O trem expresso TGV de Paris leva 2h40 até Avignon 

provença

Como Circular:

A costa é servida por ônibus e trens confiáveis, mas o ideal é que você alugue um carro para conhecer melhor a região

Clima:

Durante o dia, a temperatura média é de 24°C. As noites são mais frescas.

Alimentação:

A cozinha da provença utiliza as abundantes frutas e legumes da região, além de peixes e frutos do mar frescos. O Hiély-Lucullus, de Avignon, é um dos melhores restaurantes.

Informações adicionais:

www.provenceweb.fr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *