Dicas & Destinos

O bairro considerado “patrimônio histórico” de Maceió

Maceió é a capital do estado de Alagoas, localizada no nordeste do Brasil, sendo um dos destinos mais visitados anualmente por turistas locais e estrangeiros.

Com uma popularidade que cresceu nos anos 1990 e 2000, os mais de 40 quilômetros de praia fazem deste um dos destinos turísticos mais populares e famosos do Oceano Atlântico.

Maceió

Maceió se estabeleceu durante anos como uma cidade multicultural, com uma infinidade de atividades para fazer do ponto de vista do turismo e da recreação, mas com uma das mais importantes dinâmicas comerciais da região.

É o lar de uma população de mais de um milhão de habitantes, o que a torna uma cidade verdadeiramente grande, com acesso a praias paradisíacas. Possui também um extraordinário ambiente natural.

Sua localização é delimitada pelo Oceano Atlântico ao longo da costa leste, e pela Lagoa Mundaú a oeste e ao sul da cidade. Esta distribuição, praticamente rodeada de água, permite que Maceió tenha uma enorme quantidade de recursos naturais, alguns dos quais são altamente cobiçados na gastronomia local.

Neste contexto, e centrado em torno do porto de Maceió, está o bairro Jaraguá, que abriga todo o patrimônio histórico de uma cidade com pouco mais de 200 anos.

Um bairro com riquezas naturais

Jaraguá tem uma das imagens mais icônicas de Maceió, as piscinas naturais que se formam nas praias de Pajucara. Na parte mais próxima ao porto da cidade, o mar forma piscinas que são o centro de distração e recreação para as famílias que desfrutam das águas calmas e quentes.

Ao mesmo tempo, a península formada pelo porto funciona como uma barreira de ondas e cria uma baía calma sobre as praias de Jaraguá. Esta praia é a mais central e permite aproveitar longos dias em uma baía estreita e cheia de palmeiras.

Curiosamente, as praias do Jaraguá têm um calçadão de pedestres onde os turistas fazem longas caminhadas e outros esportes em uma bela faixa asfáltica. À tarde, quando o sol se põe, transforma-se em uma passarela de pedestres com esportistas que aproveitam as temperaturas mais baixas para se exercitar.

Jaraguá e Centro Histórico

Jaraguá é também o lar das construções mais antigas da cidade, considerando que a metrópole foi originalmente destinada a ter relação com o porto. 

Estas obras datadas da época colonial dão uma cor particularmente atraente à cidade de Maceió, que é, sem dúvida alguma, um lugar emblemático para os amantes da fotografia e dos passeios pelas ruas de paralelepípedos.

Obras como o edifício da Associação Comercial de Maceió são dignas de visitas contínuas, sendo um dos pontos mais interessantes do bairro.

Em contraste, algo mais moderno e desenvolvido é o Centro de Convenções de Maceió, que abriga o Teatro Gustavo Leite e o Centro Cultural Ruth Cardoso.

Neste espaço cultural há eventos diários com diferentes exposições e bandas musicais de diferentes estilos brasileiros, principalmente forró, frevo, axé e baião.

Na parte central da cidade estão os edifícios da administração central, como a Secretaria Municipal, o Parlamento Alagoano e a Assembleia Legislativa do Estado. Há também a Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, uma Catedral inaugurada no ano de 1859, que possui uma arquitetura admirável e uma escadaria de ingresso muito atraente.

Um bairro para os amantes da fotografia

Hoje em dia, onde as redes sociais não param nem mesmo nas férias, em Ponta Verde é possível tirar fotos incríveis na praia, mas também na Orla, que tem um calçadão com dois lugares emblemáticos de Maceió: de um lado o totem “Eu Amo Maceió”, e a poucos metros de distância A Cadeira gigante, que é uma cadeira superdimensionada em que os turistas podem subir e tirar fotos com o mar ao fundo.

Outro ponto fotográfico é o Marco dos Corais, que está localizado na península que forma na Praia de Ponta Verde. À noite ele é muito bem iluminado, ideal para um passeio depois de um jantar típico.

É interessante planejar suas férias em Maceió durante a época de maré baixa, pois Ponta Verde é o lar do Caminho de Moisés. Este é um banco de areia que se forma quando a maré está em seu nível mais baixo, e permite que você entre em uma área de piscinas naturais, deixando a sensação de estar andando sobre a água.

Também na maré baixa é possível chegar ao Farol de Ponta Verde de caiaque ou SUP, um antigo farol que serve de marcador para os barcos que entram no porto de Maceió a partir dos bancos rasos e de corais.

As piscinas de Ponta Verde são outra atração ideal para fotografia e esportes náuticos como o stand up paddle (sup) ou o caiaque. É também uma área agradável para snorkelling, pois há muitos peixes coloridos e recifes de corais que são o lar da fauna aquática local.

Gastronomia sofisticada

Embora todo o nordeste brasileiro seja caracterizado pelo mais alto nível de gastronomia da América do Sul, Maceió combina diferentes estilos culinários que enriquecem a variedade de pratos servidos no destino.

Por um lado, as muitas variedades de fauna marinha que proporcionam à cidade os melhores peixes e frutos do mar, com uma característica distintiva: os frutos do mar são sempre frescos.

Por outro lado, a combinação de influências africanas, portuguesas, espanholas e italianas. Esta combinação de ancestrais gastronômicos lhe dá aquele toque distintivo que a torna tão atraente para os turistas.

E como em todas as áreas litorâneas do Brasil, as frutas tropicais e uma variedade de sucos são um must para as tardes passadas na praia. É impossível deixar Maceió sem experimentar a manga e o coco verde.

Uma cidade com muita vida

Maceió é caracterizada pelo grande afluxo de turistas durante todo o ano e, juntamente com sua abundante população, faz deste destino um lugar com muita atividade ao longo do dia.

Isto beneficia a possibilidade de traslados baratos para todas as praias e destinos próximos apenas pegando um ônibus. 

É uma cidade relativamente segura e você pode se locomover à noite sem qualquer inconveniente, o que é importante para aqueles que querem desfrutar de um jantar ou ouvir uma banda musical no centro da cidade e no porto.

Um destino com muito para mostrar

Maceió é um destino imperdível no Brasil, onde você pode desfrutar de atividades noturnas, visitar as melhores praias e conhecer uma cidade com muita história.

Tudo isso aliado a uma excelente gastronomia e atividades culturais profundamente enraizadas nos costumes do nordeste brasileiro.

Com apenas uma semana de férias, você poderá desfrutar de todas as atrações que Maceió tem a oferecer ao turismo nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *