Gastronomia etc.

A Cultura do Azeite na Espanha: Uma Tradição Centenária e a Diversidade de Azeitonas

A Espanha é o maior produtor de azeite do mundo, respondendo por cerca de 50% da produção global

Azeite

A Espanha é um país que respira azeite. Com uma história rica e uma tradição centenária na produção deste líquido dourado, o azeite é um tesouro cultural e gastronômico para os espanhóis. Conhecer um pouco da importância histórica desse comércio e a diversidade de azeitonas cultivadas em terras espanholas é importante para compreender melhor a produção de azeites no país.

O cultivo do azeite na Espanha remonta aos tempos da antiga civilização romana. Durante séculos, a oliveira e seus frutos têm desempenhado um papel vital na economia e na cultura espanhola. A região da Andaluzia é particularmente famosa por suas vastas plantações de oliveiras, que se estendem por paisagens pitorescas.

A Espanha é o maior produtor de azeite do mundo, respondendo por cerca de 50% da produção global. Isso quer dizer que uma a cada duas garrafas de azeite no mundo contém azeite de oliva da Espanha. Esse fato reforça a importância econômica do setor e sua contribuição para a identidade espanhola. O comércio do azeite ajudou a moldar a história do país, promovendo a prosperidade e fortalecendo as relações comerciais internacionais.

Uma das características mais fascinantes da cultura do azeite na Espanha é a variedade de azeitonas cultivadas. Existem mais de 200 variedades de azeitonas, cada uma com características únicas de sabor e aroma. Algumas das mais populares incluem a Picual, conhecida por seu sabor frutado e amargo, a Arbequina, que oferece um sabor suave e delicado, e a Hojiblanca, com seu perfil equilibrado e toques de amêndoas.

Essa diversidade de azeitonas permite a produção de azeites com diferentes perfis de sabor, o que enriquece ainda mais a culinária espanhola. Além disso, a Espanha possui uma legislação rigorosa para garantir a qualidade dos azeites produzidos, conferindo-lhes o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP), que garante sua procedência e excelência. Ao todo são 32 Denominações de Origem Protegidas.

Azeite

Com tanto destaque e importância a nível mundial, Azeites de Oliva de Espanha anuncia o lançamento de uma grande campanha de informação que visa dar a conhecer aos consumidores brasileiros a qualidade dos azeites espanhóis, que continuam sendo os mais premiados do mundo na última década, de acordo com o ranking anual estabelecido há anos pela organização sem fins lucrativos Best World’s Olive Oils. 

A escolha do Brasil para o lançamento desta campanha foi totalmente lógica, já que é um dos grandes consumidores de azeites no mundo. É o segundo maior importador de azeites fora da União Europeia, apenas superado pelos Estados Unidos. 

Não se pode esquecer que o Brasil tem fortes laços culturais com a Espanha, onde os consumidores são cada vez mais atraídos pela gastronomia e procuram cuidar da alimentação com opções saudáveis. Além disso, é um mercado com alto potencial de crescimento, já que o consumo per capita ainda é baixo.

Segundo dados do Conselho Oleícola Internacional (IOC), o consumo per capita no Brasil é de 0,5 kg, ainda longe dos números da Espanha, maior consumidor mundial, com cerca de 11,2 kg por habitante, ao ano.

“Os Azeites de Oliva de Espanha são um ingrediente fundamental numa alimentação saudável. Além disso, harmonizam perfeitamente com a culinária brasileira, rica em sabores e texturas”, comenta Teresa Pérez, Gerente da Organização.

A campanha acontecerá principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, buscando valorizar os atributos da gastronomia local por meio de veiculação em TV e redes sociais, eventos para consumidores, mídia, influenciadores, profissionais da gastronomia, importadores e distribuidores, além de ações nos principais supermercados do país. Nós, do Portal Embarque na Viagem marcamos presença em um destes eventos, realizado no restaurante Izär, no Rio de Janeiro, onde tivemos uma experiência de prova de azeites espanhóis, além de experimentar pratos elaborados pelo Chef Pepe López, harmonizados com os azeites.

Várias ações vão acontecer no decorrer do ano, como Happy Hours, participação em feiras de gastronomia, aulas de culinária profissional em universidades, seminários para importadores do setor, além de demonstrações e exposições em 200 pontos de venda nos principais supermercados do país.

E para confirmar tamanha credibilidade, de acordo com o ranking feito anualmente no portal web World’s Best Olive Oils, com base nos resultados das mais prestigiosas competições internacionais de azeite extra virgem, a Espanha classifica com 7 dos 10 melhores azeites do mundo, na última década.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *