Dicas & Destinos

Uma viagem pela Itália de Elena Ferrante

Escritora colocou Nápoles no centro do circuito literário mundial e instiga leitores a conhecer os cenários de suas histórias

viagem pela Itália

Elena Ferrante virou uma sensação literária desde seu primeiro livro, “Um amor incômodo”, publicado em 1992. O livro foi um grande sucesso no mercado italiano, sendo adaptado ao cinema alguns anos depois.

No entanto, foi apenas com o lançamento de “A Amiga Genial” (2015) que Ferrante se estabeleceu como um ícone da literatura italiana em todo o mundo. A “tetralogia napolitana”, como ficou conhecida a série que se iniciou com “A Amiga Genial”, vendeu milhões de cópias ao redor do globo e recebeu uma adaptação televisiva pela HBO.

Em 2020, chegou ao Brasil seu novo livro, já aclamado pela crítica e que teve os direitos comprados pela Netflix para se tornar uma série do serviço de streaming. “A vida mentirosa dos adultos” segue o mesmo conceito das demais obras, alcançando grande êxito entre as listas dos mais vendidos.

Quem acompanha as obras publicadas por Elena Ferrante não fica apenas com um gostinho de conhecer mais de sua literatura, como também de conhecer os cenários para os acontecimentos marcantes de seus livros.

Nápoles: uma mistura de cores, emoções e sabores

Nápoles não é apenas o cenário para a maior parte das histórias de Elena Ferrante. A cidade é a terceira maior da Itália e possui o maior centro histórico de toda a Europa. A região começou a crescer ainda durante a ascensão da Grécia Antiga, preservando algumas das ruínas desse tempo.

Muitos anos depois, Nápoles foi um dos últimos reinos a se unificar com o restante da Itália, tornando a região um lugar de cultura única e bastante diferenciada do restante do país.

Aos pés do gigante Vesúvio, o golfo napolitano oferece uma visão deslumbrante de seu mar azul, com o Castelo do Ovo marcando o centro desse cenário.

Aliás, o Castelo do Ovo é um bom exemplo do que é Nápoles: além de ser uma construção histórica impressionante, ele é envolto por histórias e lendas, recebendo este nome por conta da lenda que remete aos tempos de Virgílio, que teria escondido um ovo em suas paredes. Segundo o mito, no dia em que esse ovo se partir, a cidade poderá ser destruída.

Para os turistas que gostam de se deslumbrar com a preservação da história, um dos passeios mais recomendados é a “Nápoles subterrânea”, um tour por passagens subterrâneas, aquedutos e até mesmo um teatro greco-romano que também está embaixo da terra.

viagem pela Itália

Por falar em teatro, o Teatro San Carlo é uma das construções do tipo mais belas de toda a Itália. Totalmente preservado, o teatro recebe apresentações de grandes artistas – das tradicionais óperas às apresentações de dança contemporânea.

Se o objetivo é entrar em contato com a natureza em paisagens incríveis, os passeios pelas ilhas de Capri, Ischia e Procida durante o verão são um grande sucesso. Se o objetivo é algo mais reservado, uma visita à Gaiola é uma excelente alternativa – uma praia com duas pequenas ilhas bem próximas à costa napolitana. Essas duas ilhas estão ligadas por uma pequena passagem de pedra.

Para quem quer apreciar uma típica gastronomia napolitana, não faltam opções. Nápoles é o berço da pizza, por isso vale a pena experimentar a deliciosa pizza margheritta con doppia mozzarella, uma receita tradicional da região.

Em Nápoles, vale a pena experimentar também a pizza frita, a frittatina, a sfogliatella e o babà – um dos doces mais tradicionais da cidade.

Para chegar em Nápoles, é possível aproveitar passagens aéreas baratas para Roma (e, então, pegar um trem para a cidade do sul) ou diretamente para o aeroporto de Nápoles.

De qualquer forma, é uma viagem deslumbrante e que ajudará a entender o fascínio que Elena Ferrante tem pela cidade e a importância que a região exerce em sua literatura.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *