Gastronomia etc.

Mau humor? Veja os alimentos que podem melhorar o ânimo

Mente também pode ser afetada pelo que se ingere no dia a dia

alimentos que podem melhorar o ânimo
Alimentos que podem melhorar o ânimo

Os alimentos impactam mais do que o corpo. Eles podem atingir também a mente. Há alimentos que contribuem para o mau humor e outros que fazem o contrário e ajudam a melhorar o humor. É importante se dar conta do que coloca no estômago e como esses alimentos agem no seu organismo. Os nutrientes e a falta deles podem afetar o cérebro, bem como o excesso de substâncias prejudiciais ao organismo.

Alguns hábitos alimentares podem afetar o humor. Primeiramente, não é indicado pular refeições, pois isso faz com que o nível de sangue no corpo caia, o que pode causar um sentimento de fraqueza e cansaço. Cortar grupos nutricionais do cardápio não é o ideal, já que o corpo precisa de uma variedade deles para trabalhar bem.

Comer muitos carboidratos também pode prejudicar, principalmente carboidratos processados, como os encontrados em pães brancos. Eles fazem com que o nível de açúcar no sangue suba muito e caia rapidamente. Isso faz com que a pessoa se sinta com baixa energia e cause também irritabilidade.

Álcool, refrigerante e cafeína podem até melhorar o humor imediatamente, mas as consequências não são boas para o corpo. O pico passa e a consequência é uma baixa no humor. Alimentos ultra processados devem ser evitados pelo mesmo motivo. Eles são ricos em açúcar refinado, conservantes e gorduras saturadas.

Alguns alimentos, no lado oposto, ajudam a melhorar o humor. É o caso da banana, que é fonte de triptofano, aminoácido essencial para a produção de serotonina. Esse neurotransmissor atua tanto na regulação do sono, quanto do humor. Outra fruta que ajuda no processamento cerebral é o abacate, que contém nutrientes como o magnésio e o folato.

Oleaginosas, leguminosas e peixes são também alimentos que favorecem o humor. Peixes são ricos em ômega 3, enquanto as oleaginosas têm bastante selênio. Já as leguminosas contêm vitaminas do complexo B. Todos esses nutrientes ajudam no funcionamento cerebral. Além dos alimentos, é imprescindível apostar no consumo de água. A desidratação pode afetar a mente, levando até a quadros de confusão mental. Assim, se faz necessário seguir as recomendações de ingestão diária de água.

Para quem busca uma alimentação balanceada e uma rotina saudável, é indicado procurar por profissionais provindos do curso de educação física e nutrição. É essencial manter a atividade física, além de cuidar da alimentação, para que esses fatores colaborem com o humor. Profissionais da área podem ajudar a fazer um planejamento de atividades e de alimentação que ajudem no bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *