*Por Clemilda Thomé
O que você entende por felicidade? Já parou para analisar quais são as coisas que tornam seu dia e sua vida mais felizes?
Te pergunto isso, porque no dia 20 de março, é celebrado o Dia Internacional da Felicidade, data proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012, reconhecendo a relevância da felicidade e bem-estar dos povos em todo o mundo.
Eu sei que há um ano tem sido difícil encontrar a felicidade plena, visto que estamos todos passando por momentos extremamente delicados causados pela pandemia. Distanciamento social, fechamento de comércios, aumento no desemprego e milhares de vidas perdidas tem nos afetado psicologicamente, emocionalmente e até mesmo fisicamente, pois pode impactar em nossa saúde. Talvez seja difícil pensar em felicidade durante esses tempos desafiadores, mas é importante que encontremos soluções e alternativas, por menores que sejam, que nos tragam um pouco de alegria e reacendam a nossa esperança. Ou seja, pare um tempo e analise as coisas que te faz bem, pode ser um gesto, um objeto, alguém, um hobby. Só de pensar em coisas boas, o coração fica mais leve.
Para mim, o que me faz feliz é ver o resultado de um trabalho duro, não só meu, mas de todos meus colaboradores dando certo. Gosto também de olhar – sempre com muita humildade – o lugar aonde cheguei, depois de muito trabalho e dedicação e perceber que tudo valeu a pena. Além disso, só o fato de poder viver mais um dia com saúde, é motivo de muita felicidade e claro gratidão.
E você? Já parou para perceber a sua felicidade?
Nem sempre percebemos aquilo que nos faz feliz, seja pela rotina corrida, por sermos bombardeados de notícias trágicas a todo momento ou simplesmente pela falta de percepção e uma autoanálise nossa. Em muitos momentos, a felicidade se encontra não só em receber, mas também em dar. Podemos ser emissores de felicidade, e quando isso acontece, tenha certeza de que dar, é também receber.
Nestes tempos difíceis, sejam mais atentos às coisas simples da vida como um abraço, comer algo que gosta, chegar em casa e descansar ao lado de quem amamos, tomar um vinho, assistir a um filme, desenhar, ouvir músicas, enfim, são esses pequenos prazeres que aquecem nossos corações.
Relembrar coisas boas também enchem nosso coração de felicidade. Se o presente está difícil, busque no passado lembranças que te fazem bem, como o nascimento de um filho, aquela viagem que você gostou tanto, a visita a algum lugar especial, novas amizades que aparecem na sua vida e você verá que sua felicidade pode até ter passado despercebida.
Meu desejo é para que todo mundo consiga encontrar e perceber sua felicidade em diversos momentos de suas vidas. E eu só tenho gratidão por tudo aquilo que já me foi proporcionado, que seja um dia iluminado para todos nós.
E agradecer, mesmo diante das adversidades. Quando encontramos motivos para agradecer é sinal de que temos motivos para todos os dias tentarmos sermos melhores e mais felizes também.
- Dezembro Laranja e a prevenção ao câncer de pele
- Conheça o Peru: destinos para apreciar a história, vida natural e cultura da região
- Orquestra Light da Rocinha: ação social em forma de música
- Quais as melhores dicas de viagem para um ano sabático?
- Curiosidades e história da Catedral de Notre Dame
- Festival de Verão Salvador 2025: diversidade musical e homenagens
1 Comentários