Variedades & Tecnologia

Dicas para gerenciar o seu tempo

Especialista dá dicas para conciliar as suas atividades durante todo o dia e gerenciar o seu tempo de forma mais eficiente

gerenciar o seu tempo hábitos

O ano está apenas começando e nem por isso podemos deixar de refletir sobre o nosso tempo. Existe uma preocupação comum sobre conseguirmos dar conta de tantas tarefas no nosso dia a dia. Você sabia que um bom gerenciamento do tempo pode melhorar sua produtividade?

“Gerir bem seu tempo acarreta em uma série de benefícios, como poder trabalhar de uma forma mais eficiente e concluir suas atividades e processos num curto espaço de tempo. Assim, atingir as suas metas torna-se um pouco mais fácil, ainda que o seu tempo seja um recurso escasso e tenha que lidar com pressões” declara, André Aragão, consultor empresarial.

Em contrapartida, a ausência de um gerenciamento de tempo pode trazer prejuízos interferindo na eficácia e trazendo desconforto para o seu negócio. Desta forma, é correto afirmar que aqueles empreendedores que gerem melhor o seu tempo tendem a ser bem-sucedidos, já que vão aproveitar melhor as 24 horas do dia. 

André Aragão te ajuda a elaborar uma estratégia para um gerenciamento de tempo não é muito difícil, é necessária apenas uma alteração na rotina incluindo novos hábitos como:

? Fazer uso constante de uma agenda ou aplicativos que a simulam, para que você possa organizar seus compromissos durante o dia e anotar informações importantes.

? Softwares e apps de gerenciamento de tarefas com certeza são aliados importantes para uma boa gestão de tempo.

? Você precisa entender a diferença entre as tarefas estratégicas e as automáticas. As estratégicas de alto valor são aquelas que geram receita e estão relacionadas com criação e produção, enquanto as automáticas são secundárias e estão ligadas a rotinas da empresa – geralmente recebem atenção nas últimas horas do expediente.

“É difícil ser criativo e produzir o dia inteiro, por isso os empreendedores de sucesso costumam utilizar algumas técnicas para otimizar sua produção” diz Aragão. As mais populares são:

? Técnica Pomodoro – consiste em focar totalmente em uma atividade num período de 25 minutos e, após este período, descansar por 5 minutos. A cada quatro sessões (25+5 minutos), a pessoa ganha 15 minutos de descanso.

? Regra dos 5 minutos – Esse método consiste na definição de uma atividade que pode ser concluída em até cinco minutos e se dedicar ao máximo para finalizá-la antes. Assim, a sensação de realização poderá gerar a motivação necessária para que você e seus colaboradores enfrentem tarefas maiores.

? Gamificação – Transformar cada tarefa em uma espécie de jogo. Criar recompensas que também sejam convertidas em incentivos reais que motivem seus colaboradores a realizar suas atividades de forma mais eficaz.

Não há dúvidas de que gerenciar o seu tempo da melhor forma pode alavancar seus resultados. 

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *