Dicas & Destinos

Escapada de fim de semana: destinos próximos a capitais para viajar

Dignas de uma estadia longa ou apenas um bate e volta, muitas cidades próximas a capitais escondem belezas e atrações para curtir

Escapada de fim de semana
Escapada de fim de semana

O Brasil é um país agraciado com belezas naturais, povo hospitaleiro, cultura pujante e com um agradável clima tropical. E é a soma desses fatores que o torna um dos destinos favoritos de várias pessoas ao redor do globo. Mas a gente sabe que nem sempre conseguimos usufruir de tudo de melhor que ele tem a oferecer. Mesmo as grandes metrópoles oferecem destinos próximos repletos de atrações maravilhosas, muitas vezes esperando apenas uma pequena escapada de fim de semana.

São Paulo, a selva de pedra, consegue ir do cinza ao verde em poucos quilômetros. As rodovias que cortam a cidade levam seus habitantes para belas paisagens e destinos culturais e históricos, basta escolher uma delas. A 30 km da capital, está Embu das Artes, cidade que carrega um valor histórico e um centro preservado, além de feiras de artesanato e muita cultura. 

Para quem gosta de lindas paisagens, Mairiporã, na Serra da Cantareira, guarda um dos pores do sol mais lindos, a mais de mil metros de altura e a apenas 40 km da capital. Já para quem quer fugir da rotina e relaxar, o templo budista Zu Lai, em Cotia, é um retiro para corpo e mente. O maior da América do Sul, está a apenas 35 km de distância de São Paulo, e é o passeio ideal para recarregar as energias.

Ainda no Sudeste, a cidade do Rio de Janeiro é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, por conta do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. Antiga capital do Brasil, esconde muitos tesouros da época imperial. Na serra carioca, fica Petrópolis, cidade construída à moda europeia e famoso destino de inverno. Casa de D. Pedro II e berço de Santos Dumont, carrega forte valor histórico em seus prédios e está a menos de 70 km da capital.

Mas Rio é sinônimo de calor e praia, e é lá que se encontra um lindo litoral. Angra dos Reis, Arraial do Cabo e Cabo Frio estão a cerca de 150 km da capital, mas valem cada metro percorrido. Suas belezas envolvem praias de águas límpidas e areia branca de um lado, ótima estrutura para hospedagem e passeios de barcos de outro, além de ilhas que podem ser visitadas e outros cenários paradisíacos.

O Sul também guarda paisagens de tirar o fôlego. Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, traz em seus destinos próximos aquele clima tão aguardado pelos seus visitantes: frio, mas também muitas vinícolas para visitar e se esquentar com os vinhos da região. Para os olhos, a região dos cânions em Cambará do Sul, a maior da América Latina, está a menos de 200 km da capital. Gramado está a 120 km e é uma das grandes atrações próximas a Porto Alegre.

Direto para o Nordeste, a capital da Bahia, Salvador, mas também a primeira capital do Brasil, tem o maior litoral do país. Em um bate e volta, é possível visitar a Praia do Forte, destino muito disputado, com suas piscinas naturais de águas muito límpidas. O Morro de São Paulo, a 120 km da capital, esconde destinos de aventura e também opções para quem é de festa ou só quer descansar.

Com um pouco de planejamento e com um tempo de sobra, é possível desbravar vários cantos do país em destinos bastante próximos às cidades grandes para uma escapada de fim de semana. Para economizar e não ter chance de nada dar errado, o ideal é traçar o roteiro com antecedência, se organizar financeiramente e também garantir a liberdade de ter o próprio carro seminovo para se deslocar como e quando quiser.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *