Descubra Portugal

5 ilhas para descobrir no Algarve

O Algarve é um dos destinos preferidos não só dos portugueses, mas também dos estrangeiros para as férias de verão com suas extensas praias com águas cristalinas.

5 ilhas

Tomar o rumo em direção ao sul de Portugal é um convite à descoberta de várias maravilhas do país. Algarve, sinônimo de verão europeu, onde os dias são repletos de mergulhos no mar, o entardecer é preenchido com petiscos deliciosos e as suas noites quentes chamam para um passeio em família ou drinks nos clubes a céu aberto da região. Um dos destinos preferidos não só dos portugueses, mas também dos estrangeiros para as férias de verão. As suas extensas praias com águas cristalinas são verdadeiros paraísos.

Uma gastronomia típica portuguesa, à base da dieta mediterrânica, onde o peixe e os mariscos são protagonistas do cardápio. Suas cidades e vilas de pescadores, as pequenas aldeias escondidas, praias desertas e trilhas selvagens para caminhadas completam o cartão postal da região. O Algarve é cheio de história, cultura e a simpatia de quem está habituado a receber bem quem o visita.  

Mas há um Algarve que você ainda não conhece. Hoje vamos navegar pelo parque natural da Ria Formosa, um autêntico paraíso onde a fauna e a flora vivem em plena harmonia com seus moradores, em sua maioria pescadores.

Além da pesca, a extração de sal e a coleta de moluscos e bivalves são as atividades tradicionais da região da Ria. Com sabedoria e arte, estas populações criaram deliciosas especialidades gastronômicas, como a sopa de peixe ou o arroz de lingueirão, que poderá saborear tranquilamente nos restaurantes à beira-mar.

A Ria Formosa é um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia, que se estende ao longo de 60 kms do litoral algarvio, entre as Praias do Garrão e da Manta Rota. Quem gosta de sol e mar, encontra nas ilhas da Ria Formosa verdadeiros paraísos para relaxar. Hoje, venha descobrir o encanto de 5 ilhas que vão deixar você deslumbrado.

Entre Faro e Tavira, existem 5 ilhas inseridas no Parque Natural da Ria Formosa, tendo um ecossistema distinto.

Ilha da Barreta

A ilha da Barreta (mais conhecida como Deserta) é um pequeno paraíso pouco frequentado, de águas quentes e cristalinas, com uma área de dez quilômetros completamente desabitados. Em uma caminhada pela ilha, você poderá encontrar o sr. Alves, o único habitante com histórias fascinantes para contar.

Ilha da Culatra

A Ilha da Culatra reúne várias praias como a do Farol, da Culatra e a dos Hangares, todas com águas cristalinas. Aqui se encontra a aldeia mais autêntica da região e pode ainda, testemunhar a tradição de pesca da população.

Ilha da Armona

Próximo a Olhão ficam a praia da Fuzeta e a Ilha da Armona, muito procuradas para a prática de esportes náuticos. Ambas têm longas extensões de areia onde pode-se optar por áreas mais calmas ou mais agitadas, de acordo com a sua disposição.

Ilha de Tavira

A Ilha de Tavira oferece uma enorme extensão de faixa de areia, águas tranquilas e infraestruturas de praia, incluindo uma área de camping. Nesta ilha, encontramos a praia do Homem Nu, dedicada ao naturismo, e a praia do Barril onde se pode admirar um cemitério de âncoras de barcos de pesca de atum.

Ilha de Cabanas

E por fim, para fechar essa listinha com as 5 ilhas do Algarve que você precisa conhecer, a Ilha de Cabanas, com sete quilômetros de comprimento quase desertos. É possível conhecer todas as ilhas através de passeios de barcos guiados ou, simplesmente, escolher uma delas para passar o dia e relaxar.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *