Dicas & Destinos

Os 10 menores países do mundo

Nem todo país é de proporções continentais como o Brasil, alguns são até menores do que bairros cariocas.

10 menores países do mundo

No planeta Terra existem mais de 190 Estados. Enquanto a área de alguns deles é continental, como é o caso do Brasil, a de outros equivale à de uma cidade. Confira esse ranking dos 10 menores países do mundo que separamos para você!

Malta

Localizado no Mediterrâneo a 90 quilômetros ao sul da Sicília, Malta é o lanterninha entre os 10 menores países do mundo, com 316 km² de superfície. Na verdade, a nação insular é composta pelas ilhas de Malta, Gozo e Comino. Com 430 mil habitantes, a República de Malta se tornou independente do Reino Unido em 1964, e entrou para a União Europeia em 2004.

10 menores países do mundo
Vista panorâmica de Valletta e da Catedral Carmelitas do St. Pauls Anglican

Maldivas

Este arquipélago no Oceano Índico é o menor país asiático e o menos populoso entre os países muçulmanos, com cerca de 345 mil habitantes. As suas mais de mil ilhas se espalham ao longo de 750 quilômetros de extensão, perfazendo uma área de 298 km². Já foi colônia portuguesa, holandesa e britânica, até a sua independência como república em 1965.

São Cristóvão e Névis

Com 269 km² e cerca de 56,5 mil habitantes, esta micronação caribenha é o menor Estado soberano das Américas, sendo constituído pelas ilhas de São Cristóvão e Névis. Independente de 1983 do Reino Unido, a rainha Elizabeth 2ª é a chefe de Estado desta monarquia constitucional. Por volta de 20 mil pessoas vivem na capital, Basseterre.

Ilhas Marshall

Com 181,4 km² e 72 mil habitantes, as Ilhas Marshall se localizam no Pacífico Norte, entre o Havaí e a Austrália. O país, que está entre os 10 menores países do mundo, é composto por 29 atóis e cinco ilhas. Independente desde 1986, o arquipélago possui, no entanto, um status de “livre associação” com os EUA, que são responsáveis por sua segurança e defesa. Seu nome remonta ao explorador britânico John Marshall.

Liechtenstein

Localizado no centro da Europa, entre a Áustria e a Suíça, Liechtenstein tem cerca de 40 mil habitantes e 160 km². Trata-se do menor país de língua alemã. Esta monarquia constitucional alpina tem como chefe de Estado o príncipe Hans Adam 2°. Mais de um terço da população é formada por estrangeiros.

10 menores países do mundo
Castelo de Liechtenstein

San Marino

A República de San Marino é um enclave dentro da Itália, localizado próximo de Rimini e a 10 quilômetros da costa adriática. Com cerca de 30 mil habitantes e 61 km², trata-se do quinto menor país do mundo. Ele é independente desde o século 12: a geografia montanhosa fez com que se tornasse inconquistável para vizinhos inimigos. A sua Constituição remonta ao século 16.

Tuvalu

Com 30 km² e cerca de 11 mil habitantes, este arquipélago no Pacífico Sul é a quarta menor nação do planeta. A independência do Reino Unido aconteceu em 1978, mas a rainha Elizabeth 2ª ainda é a chefe de Estado do país insular. Tuvalu é muito pouco explorado turisticamente: no arquipélago não existem mais que seis hotéis.

Nauru

Com cerca de 9,5 mil habitantes e 21,3 km², Nauru é a menor república do planeta. A ilha situada no sul do Pacífico, próxima à linha do Equador, tornou-se independente da Austrália em 1968. No ano passado, o Estado insular recebeu mais de mil refugiados. Organizações de direitos humanos reportaram, no entanto, ataques regulares contra os migrantes.

Mônaco

A segunda posição entre os menores países do mundo é ocupada por Mônaco. Com 2,02 km² de área e 38 mil habitantes, a micronação tem a densidade populacional mais alta do mundo. O chefe de Estado da monarquia constitucional localizada no sul da França e a 12 quilômetros da fronteira italiana é o príncipe Albert 2°. Além dos monegascos, vivem nesse enclave pessoas de 123 nações.

Vaticano

Com 0,44 km² de superfície e mil habitantes, o Vaticano é o menor país do mundo. O seu território se localiza dentro de Roma e compreende, entre outros, a Catedral e Praça de São Pedro, os Museus do Vaticano, palácios e jardins. Segundo a Constituição da Santa Sé, o papa Francisco é o chefe de Estado da Cidade do Vaticano, detendo os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Fonte: DW Brasil

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *