Variedades & Tecnologia

Chocolate, queijo, canivete: confira os itens mais tradicionais da Suíça

Saiba mais sobre os objetos que se tornaram símbolo do país

Além das paisagens exuberantes dos alpes e lagos suíços, o pequeno país europeu é famoso por produzir com muita qualidade. Quem gosta de luxo e de relógio importado, por exemplo, com certeza já desejou um desses acessórios de alguma marca suíça.

Por conta de sua localização, a região tem influências de várias culturas, mas também desenvolveu, fortemente, suas marcas próprias e se tornou mundialmente conhecida por algumas delas. 

Confira, a seguir, os itens mais tradicionais do país e entenda porque eles são tão conhecidos mundo afora. Se estiver planejando uma visita ao local, pode ser uma boa ideia reservar um espaço na mala para trazer para casa alguns desses itens.

Canivete 

Com múltiplas funcionalidades, também famoso por sua qualidade, o canivete suíço é um dos maiores objetos de desejo relacionados ao país. O primeiro modelo foi desenvolvido no fim do século 18 para atender a uma demanda do exército suíço. 

Resistente, versátil e fácil de carregar, ele se popularizou e, hoje, pode ser encontrado em, praticamente, todo o mundo. Os fabricados na Suíça, no entanto, têm a qualidade inquestionável e costumam valer o investimento um pouco maior.

Relógio

Os suíços são famosos por sua pontualidade e, não por acaso, os relógios produzidos lá são reconhecidos em todo o mundo. O país abriga fábricas e lojas de marcas importantes, que se destacam não só pela qualidade, mas também pelo luxo. 

Eles costumam custar caro, mas são feitos para durar, permanecendo em bom estado durante muito tempo. Não é incomum serem passados de geração para geração e isso é possível graças ao rígido controle de qualidade que o país tem para a fabricação do produto.

Derivados de leite

Você sabia a Suíça tem uma pecuária intensiva, famosa por sua qualidade em algumas regiões? Esse é um dos motivos pelos quais o país produz ótimos produtos derivados dessa matéria-prima, como os famosos chocolates e queijos. A vaca-leiteira, inclusive, é um dos símbolos do país, presente em vários souvenirs.

Chocolates

O chocolate suíço, com certeza, é um dos itens mais famosos nessa categoria. Há muita produção artesanal, mas também em larga escala — por ano, a estimativa é de que quase 200 mil toneladas de chocolate sejam produzidos na Suíça.

A fama é antiga e tem muito a ver com a história do chocolate na Europa. É lá onde estão os pioneiros da indústria do chocolate no continente e, tantos anos de prática, resultaram em muita qualidade e sabor. O chocolate ao leite, conhecido por todo o mundo, foi inventado lá. 

Além de exportar grande parte de sua produção, o país também aproveita a fama para fomentar o turismo. É possível encontrar diversos museus temáticos e, inclusive, o Trem do Chocolate, que sai de Montreux e tem a visita a uma fábrica de chocolates como uma de suas atrações principais.

suíça

Queijos

O país também se especializou e aperfeiçoou, ao longo dos anos, técnicas para a fabricação de queijos e, hoje, produz cerca de 400 variedades, apreciadas e comercializadas em todo o mundo. Os fondues de queijo também são muito famosos por lá e combinam com o clima frio do país.

Os mais famosos são o Gruyère e o Emmental, que têm sabor suave e marcante, e são muito utilizados na alta gastronomia. Eles podem ser encontrados por aqui, mas, se forem originais do país, não costumam custar barato. Em geral, por conta das técnicas utilizadas em sua produção, aguentam muito tempo sem estragar ou perder qualidade.

Refrigerante de Leite

Uma das bebidas mais tradicionais do país é um refrigerante feito à base de leite. A bebida, que costuma ser vendida em diversas versões e a preços similares aos dos refrigerantes comuns, faz muito sucesso entre moradores e turistas que visitam o país. Não costuma ser fácil encontrar o refrigerante de leite fora da Suíça, mas quem já provou garante que é saboroso e, o mais surpreendente, não tem gosto de leite.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *