Life&Style

Como aproveitar seu tempo durante o período de distanciamento social

Manter a saúde mental é fundamental para enfrentar momentos de crise. Veja algumas dicas do que fazer durante o isolamento social.

O mundo passa por tempos difíceis, que exigem um necessário distanciamento social para preservar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde por conta da pandemia da Covid-19.

E por mais que seja compreendida a importância de ficarmos resguardados, essa é uma tarefa que passa longe de ser fácil.

Os seres humanos vivem em grupos, precisam do convívio social, do contato físico dos que amam. E essa é a primeira vez que estamos sendo submetidos a essa condição extrema. Como tudo que é novo, essa realidade assusta e dá medo.

E se mantivermos o foco apenas nas noticias sobre o avanço da pandemia nossa saúde emocional será duramente afetada. Pensando nisso, confira as sugestões de algumas atividades que vão mudar nosso foco nesse momento delicado em que é preciso muita determinação para manter o pacto coletivo de isolamento.

Estudar

O isolamento social pode ser o empurrãozinho que faltava para dar um gás na vida profissional e acadêmica. Muitas plataformas estão liberando cursos on-line – nem sempre gratuitos – durante esse período.

Para os estudantes das áreas de exatas, pode ser um bom momento para colocar a matéria em dia. Uma boa dica é o passo a passo dos exercícios resolvidos no Responde Aí, uma plataforma especializada em ensinar cálculo, física, química e outras matérias de cursos superiores na linguagem do aluno, o que pode facilitar o aprendizado.

distanciamento social

Shows on-line

Como nem só de limites e interpolações vive um ser humano recluso, diversão é preciso. E para atender a essa necessidade, alguns artistas estão usando as redes sociais para fazerem shows ao vivo.

É como ter seu cantor favorito tocando dentro da sua casa. Os shows são disponibilizados nas lives das redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.

Reparos na casa

Aproveitar o tempo livre para fazer aquela arrumação na casa pode ser terapêutico.

Mexer nos armários, separar itens para doação, desapegar do que não é mais útil, pensar num sistema de organização funcional para a casa vai ajudar a ocupar a cabeça e ainda vai ser útil para quando a tempestade passar.

E deve constar nessa lista aquela boa verificada nos pontos de água parada. Afinal, a dengue não deixou de existir por conta do coronavírus e é preciso estar vigilante.

É uma boa hora também para pintar uma parede que esteja incomodando, colocar aquele quadro que já está fazendo teia de aranha no armário, fazer uma horta caseira ou plantar flores.

Cozinhar

A quarentena pode ser um convite para ter mais intimidade com as panelas. Cozinhar é libertador.

Essa é a hora de tirar aquelas receitas salvas da internet e colocá-las no prato. É uma oportunidade de melhorar a saúde e a imunidade da família toda.

As redes sociais estão repletas de opções para todos os gostos: de veganos a carnívoros convictos, basta procurar os canais que melhor atendem às suas expectativas. Dicas: Rita Lobo, Bela Gil, Amo Pão Caseiro e Gabriela Kapim.

distanciamento social

Telefonemas e chamadas de vídeo

A saudade dos amigos e dos familiares pode ser aplacada com o auxílio do bom e velho telefone ou da tecnologia.

Há vários aplicativos disponíveis para chamadas de vídeo que podem ser feitas individualmente ou em grupos. Além dos ofertados por Instagram e Facebook, a reunião remota pode ser feita no Hangouts, no Zoom, no Skype, entre outros. É o happy hour dos tempos modernos.

Organizar dispositivos móveis e material

A organização dos nossos dispositivos móveis como notebooks, celulares e tablets é daquelas tarefas que a gente vive adiando porque requerem tempo e concentração.

Como tempo não falta durante o distanciamento social, pode ser um bom momento para fazer isso. Além de otimizar o desempenho dos equipamentos eliminando arquivos desnecessários, surpresas podem vir desse movimento.

Sabe aquela viagem esquecida no fundo da memória? Recordá-la vai ser um carinho necessário no coração nesse tempo tão difícil.

distanciamento social

Ler

Quem não tem uma lista de livros que gostaria de ler, não é mesmo? A quarentena pode ser um excelente momento para desengavetar todos eles e colocar a leitura em dia.

Colocar metas diárias e recompensar-se sempre que conseguir pode ser um jeito divertido de aproveitar o tempo em casa. 

Brincar com crianças e bichos de estimação

Para quem tem filhos e não está sendo obrigado a trabalhar, o distanciamento social oferece uma chance única de estreitar laços com os pequenos. Quem consegue ficar triste diante de uma criança?

Inventar brincadeiras, desenhar e embarcar na viagem lúdica a que eles se propõem diariamente é a oportunidade de desanuviar a mente e fazer de um momento de tensão uma importante memória afetiva.

Dedicar atenção especial ao bichinho de estimação também é uma maneira de acalmar o coração.

Meditar ou praticar exercícios

Confinamento não significa sedentarismo. Muitas academias estão montando treinos que podem ser feitos em casa e a internet está repleta deles.

Em tempos confusos, cuidar da mente e do corpo é uma estratégia de sobrevivência. Esvaziar os pensamentos para mergulhar dentro de si é essencial para se conectar com o aqui e agora e reunir forças para o que está por vir.

Independentemente do caminho escolhido para aproveitar o tempo durante o distanciamento social, importante lembrar-se de beber água e lavar as mãos corretamente.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *