Barbara Braz, empresária que está com um grupo de brasileiros em viagem por Johanesburgo, África do Sul, relata que estão presos, por conta do Covid-19 (novo coronavírus), sem previsão de retorno ao Brasil e que a Latam Airlines cancelou os voos previstos, deixando mais de 200 brasileiros ilhados no país.
Devido ao agravamento da situação da pandemia de Covid-19 ao redor do mundo, desde o dia 22 de março de 2020 uma série de voos partindo da África do Sul com destino ao Brasil passou a ser cancelado pelas companhias aéreas que operam este trecho, afetando uma série de brasileiros que encontram-se ainda no local esperando por suporte para retorno.
Segundo Bárbara, o principal caso decorre da série de cancelamentos de voos da companhia aérea Latam Airlines que cancelou todos os voos previstos no período entre 22 a 29 de março deixando mais de duzentos brasileiros ilhados no país. “Inicialmente a Companhia providenciou acomodação para parte dos passageiros que estavam nos voos dos dias 22 e 23 de março. No entanto, no último dia 23 o presidente da África do Sul decretou lock down a partir de 26/03 e na data de ontem, dia 25/03, o Ministério dos Transportes da África do Sul decretou proibição total de qualquer deslocamento a partir da data de início do Lock down”, relata.
Na madrugada deste dia 26 os voos até então previstos pela Latam foram cancelados, e o escritório da Companhia no aeroporto de Johanesburgo também encontra-se fechado para o público. “Além disso os canais de atendimento por telefone tem espera de mais de 40 minutos até que a ligação caia. Em paralelo, mesmo em estado de caos total, e sem nem nenhum tipo de suporte aos brasileiros, a companhia segue vendendo tickets de Joanesburgo para Guarulhos por valores exorbitantes”, informa a empresária.
Desde o início dos cancelamentos o grupo de Brasileiros em situação de imobilidade da África do Sul, tem se mantido em contato com a Embaixada do Brasil em território Africano, que tem se mostrado solicita e está tentando negociar com a Latam uma solução para a retirada imediata dos brasileiros no país.
Bárbara ainda relata que com o fechamento do escritório e a falta de retorno da Latam Airlines, mais e mais brasileiros oriundos de outras cidades estão chegando a Johanesburgo, sem nenhum suporte, sem acomodação, sem reagendamento e sem informações. “A partir de hoje (27), a circulação será proibida, o que agrava ainda mais a situação e as tentativas de solução e retorno ao Brasil. Todos os consumidores pagaram por seus tickets, há pessoas em situação de risco e prioridade e mesmo assim a Latam Airlines se mantém ausente, tentando isentar-se que qualquer responsabilidade e sem o mínimo suporte aos mais de 200 consumidores e cidadãos brasileiros que não podem retornar aos seus lares e familiares. Precisamos de uma solução urgente”, finaliza.
COVID-19
Confira algumas matérias sobre o novo coronavírus:
CEO da TAP Air Portugal fala sobre Coronavírus – COVID-19
Instagram, Facebook e YouTube reduzem qualidade de vídeo
Coronavírus e a quarentena com os pets
Coronavírus: O que fazer na volta da viagem internacional?
Leis de proteção ao consumidor evitam prejuízos aos que deixaram de viajar por causa do coronavírus
Pandemia de coronavírus: como fica a cobertura do seguro viagem
Estudantes Intercambistas podem reagendar viagens sem custo
5 mitos sobre o coronavírus que fizeram barulho em 2020
Missão Covid-19 reúne médicos e pacientes em consultas gratuitas: Nas última semana, os médicos criadores do Médico do Futuro, Leandro Rubio (cardiologista) e Raphael Brandão (oncologista), e Cristiano Kanashiro, da consultoria de inovação digital GO.K, trabalharam a todo vapor para colocar no ar a plataforma digital Missão Covid-19, acesse missaocovid.com.br e confira.
Uma pesquisa da Kantar, realizada entre os dias 13 e 16 de março, revelou que o coronavírus já preocupava 80% dos brasileiros. A pesquisa também revela o que os brasileiros esperam das marcas durante a pandemia do novo coronavírus – confira aqui: go.tnsglobal.com/covid19brasil.
Pingback: Embarque na Viagem