A asma é uma doença respiratória crônica, que apesar de não ter cura, pode ser tratada com medicamentos especiais, como o omalizumab, ou desaparecer com o tempo. Durante uma crise, que pode durar dias, os brônquios se inflamam, diminuindo a passagem do ar.
Só no Brasil, cerca de 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos possuem asma, de acordo com dados do IBGE. Além disso, a asma alérgica é a doença respiratória que mais leva a internações no país.
Dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito são algumas características dessa doença. Ela pode ser causada tanto por fatores genéticos, quanto por obesidade, contato com pó, pelos, ácaros, mofo e pólen.
Saiba mais desde sobre como essa doença é diagnosticada, até como ela pode ser tratada e prevenida.
Diagnóstico
O diagnóstico da asma é feita especialmente em uma consulta médica e pode ser confirmados pelo exame físico e exame de função pulmonar, para assim ser classificado a gravidade da doença.
Entretanto, no caso de crianças, o diagnóstico deve ser realizado exclusivamente em consultas médicas ou a doença deve ser confirmada por meio da espirometria.
Sintomas
Quando o indivíduo entra em contato com alérgenos, como amendoim e pólen, os sintomas pioram, assim como também durante à noite e ao praticar exercícios físicos. Os principais sintomas dessa doença são:
- Tosse com ou sem muco;
- Chiado;
- Falta de ar;
- Aperto no peito;
- Ansiedade.
Para um diagnóstico adequado, é imprescindível buscar por um profissional, já que a asma pode ser confundida com outras doenças.
Além disso, a asma pode trazer complicações futuras ao indivíduo. Isso inclui tosse persistente, efeitos colaterais devido aos medicamentos, dificuldade em se exercitar e, até mesmo, óbito.
Tratamento
A medicação especial de uso contínuo auxiliam na amenização dos sintomas da asma. Caso a pessoa não busque tratamento, o quadro pode se tornar irreversível.
Os medicamentos contínuos para o tratamento da asma incluem corticosteroides inalados, que podem ser encontrados em formatos de inaladores portáteis ou spray, broncodilatadores para aliviar rapidamente os sintomas, Prednisolona, Koide D e Omalizumab, conhecido também como xolair.
Prevenção
A doença em si não pode ser prevenida, já que pode ser causada por fatores genéticos. Mas, existem alguns hábitos e dicas para prevenir crises de asma. São eles:
- Manter o ambiente limpo;
- Fazer teste de alergia para saber o causador da asma;
- Se hidratar;
- Praticar exercícios físicos com frequência;
- Ter uma alimentação saudável;
- Tomar sol (Vitamina D);
- Não fumar.