Descubra Portugal

“Meetings from Douro” divulga o Douro e Trás-os-Montes para o mundo

Na noite da última quinta-feira (13), o Navio-Escola Sagres foi cenário da primeira ação de promoção do Douro e Trás-os-Montes no mercado brasileiro. Durante um coquetel a bordo do histórico navio português, o Comandante da Sagres, António Manuel Maurício Camilo, e Alberto Tapada, secretário geral da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), receberam convidados do setor hoteleiro, gastronômico e turístico, que puderam conhecer as potencialidades dos territórios apresentados durante o evento.

Entre os convidados estavam operadores turísticos e agentes de viagem, assim como formadores de opinião pertencentes às áreas do turismo e enogastronomia, empresários, importadores e gestores dos departamentos de Alimentos e Bebidas (A&B) dos principais hotéis e restaurantes do Rio de Janeiro.

A noite contou com uma degustação exclusiva dos vinhos da Reserva Fernão de Magalhães, produzidos especialmente para comemorar os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação do mundo, iniciada em 1519 e concluída em 1522, roteiro que está sendo repetido pela Sagres até o início de 2021.

O evento marcou a apresentação do “Meetings from Douro“, uma iniciativa que pretende estimular a internacionalização da economia portuguesa e do setor turístico. Ao falar sobre o projeto, Alberto Tapada explicou o trabalho de internacionalização da região na América do Sul, que busca reforçar e aumentar a cooperação entre os seus associados, através da troca de produtos, serviços e informações. “Para a América do Sul buscamos formar uma rede de cooperação entre empresas e associações para fortalecer as parcerias e incrementar a visita na região, que tem um enorme potencial para o turismo”.

O secretário geral da AETUR falou ainda sobre o setor de alojamento turístico em Portugal, que registou um aumento de 15,03% de hóspedes brasileiros, que agora ocupam o quinto lugar nesse ranking, e um aumento de 13,07% no primeiro semestre de 2019 do número de pernoites. Alberto também explicou o motivo das ações acontecerem no Navio-Escola. “Buscamos associar as práticas comerciais e associativas, com as dinâmicas de escalas,  viagens e eventos da Sagres pelo mundo, e temos tido muito sucesso neste relacionamento com o mítico navio português”.

Meetings from Douro

A AETUR, uma rede de profissionais e empresas que proporciona uma importante e qualificada resposta turística e comercial para seus associados, tem ainda eventos promocionais agendados para Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Punta Arenas (Chile), Valparaíso(Chile), Cartagena das Índias (Colômbia) e Callao (Peru). “Este projeto, pretende aproveitar o prestígio do Navio-Escola Sagres e as suas várias escalas na rota de Magalhães para promover estes territórios, abrir novos canais de exportação e reforçar a internacionalização”.

O Turismo de Portugal, órgão oficial de promoção turística do país, também marcou presença no evento. Com foco na promoção de Portugal como destino turístico, o coordenador do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Barreiros Cardoso, enviou uma equipe para o Navio Sagres para apresentar aos convidados peculiaridades do país e mostrar que Portugal é um destino que pode ser visitado ao longo de todo o ano.

Sobre a AETUR

A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes — www.aetur.pt — detém uma vasta experiência em projetos centralizados na temática e na região no Vale do Douro. Possui 160 empresários associados e agrega mais de 215 empresas com atividade turística, bem como instituições de desenvolvimento, de patrimônio e cultura. A Associação com sede em Vila Real, Norte de Portugal, tem como objetivos: desenvolver a organização e valorização dos recursos turísticos regionais; criar dinâmicas empresariais e de cooperação que fomentem a solidariedade institucional, a formação e a valorização dos recursos primários, secundários e terciários associados; internacionalizar a economia territorial (turismo, cultura, vinhos e agroalimentar); fomentar a sustentabilidade ambiental e promover o desenvolvimento e inovação tecnológica e representar o interesse de um conjunto agregado de empresas e empresários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *