Esporte & Aventura

Início da Copa América 2019 é marcado por desordem e má organização

A abertura da Copa América hoje à noite, no Morumbi, com a vitória da seleção Brasileira por 3 X 0 sobre a Bolívia (com dois gols de Philippe Coutinho aos 4 e 7 minutos, e Éverton “Cebolinha” aos 39 do segundo tempo), foi o pontapé inicial da edição de 2019 do campeonato sul-americano. Fora de campo, entretanto, a competição foi marcada por desordem, problemas e má organização. Houve problemas na retirada de ingressos, acesso do público ao estádio e com lugares inexistentes.

Na entrada do estádio, minutos antes do início do jogo, um grupo de torcedores teve problemas com ingressos adquiridos para a estreia. Foto: Maior Viagem

Em São Paulo, ingressos foram impressos com numeração inexistente e torcedores tiveram problemas em localizar seus assentos. Quem chegava no Estádio do Morumbi ficava sabendo que os lugares reservados simplesmente não existiam, e voluntários do evento tinham que buscar um responsável para definir como realocar esses torcedores em outros setores.

“A numeração do ingresso não existia no setor que comprei. Tinham muitas pessoas com o mesmo problema. Mas a organização colocou todos em um outro setor e resolveu o problema antes do inicio da abertura”, disse Otavio Furtado, editor do site Maior Viagem.

Torcedores sendo realocados. Foto: Maior Viagem

A espera pela informação e troca de ingresso chegou a quase uma hora e meia. Quem foi cedo para o Morumbi conseguiu resolver o problema rápido, uma vez que para a troca de setor um novo ingresso era impresso, e isso demandava tempo.

Além disso, o estádio não contou com uma central de atendimento ao torcedor, o que deixou o público sem saber a quem recorrecor.

Não existiam assentos iniciados em 300, as cadeiras terminava em 280 e depois recomeçavam já nos assentos iniciados em 400.

A  Copa América de Futebol edição 2019 está sendo marcada por cortes orçamentários e de pessoal no COL (Comitê Organizador Local). O COL sofreu reduções de verba e opera com menos da metade dos recursos inicialmente previstos. Na avaliação da Conmebol, a Copa América não produz lucro que justifique um maior investimento. Disso resultam problemas logísticos que atingem imprensa, convidados, torcedores e até jogadores.

Fora de campo, é difícil comparar os primeiros dias de Copa América com aquele ‘Padrão Fifa’ de organização das últimas duas últimas Copas do Mundo, no Brasil, em 2014, e na Rússia, em 2018.

O Brasil agora embarca para Salvador, onde encara a Venezuela na próxima quarta-feira, 18.

Se ainda não sabe onde turistar por Salvador, percorrer os corredores do Mercado Modelo, e subir pelo Elevador Lacerda para encontrar a atração número um da cidade: o Pelourinho é passeio obrigatório. Entre tantas igrejas e museus, reserve mais tempo para explorar todos os detalhes da Igreja e Convento de São Francisco, com altares forrados de ouro. Bom programa para o fim de tarde, o pôr do sol no Farol da Barra é um clássico da capital baiana. Assim como se aventurar pelos acarajés, abarás e moquecas, sabores fortes que só a Bahia tem.

A numeração do ingresso não existia no setor . Foto: Maior Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *