Variedades & Tecnologia

Palácio Guanabara volta a realizar visitas guiadas

O Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, reabriu suas portas para visitação. O projeto, que foi reformulado, recebeu inicialmente alunos de escolas públicas estaduais e agora estará aberto à visitação pública sempre no último sábado de cada mês, às 10h, com visitas guiadas.

O agendamento deverá ser feito por e-mail: visitaguiada@casacivil.rj.gov.br. Os interessados devem enviar por e-mail nome completo, número de documento de identidade com foto e telefone para contato.

Depois de uma restauração que durou cerca de dois anos, seis espaços do palácio estão abertos à visitação pública. No roteiro estão: fachada, Salão Nobre, Salão Verde, Salão Pé de Moleque, Jardim interno, Jardim de Inverno, jardins do Palácio e Capela Santa Teresinha. O circuito tem duração de uma hora e meia, aproximadamente.

Entre as atrações, o calçamento “pé de moleque”, técnica trazida de Portugal para o Brasil por volta do século 17, localizado pelos restauradores em uma das salas em 2011. O local, que teria sido a área da senzala da princesa, recebeu cobertura de vidros resistentes e iluminação especial.

Palácio Guanabara
A cobertura com vidros são bem resistentes – cada placa aguenta até 200 kgs – e foi usada para a melhor proteção deste calçamento. Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Os visitantes também vão se encantar com os ladrilhos hidráulicos ou piso mosaico, original de 1908. Eles estavam cobertos por várias camadas de argamassa antes da restauração.

Além do prédio histórico, a recuperação incluiu o restauro dos jardins, do acervo de obras de arte e do mobiliário de época. Os desenhos do jardim foram idealizados pelo paisagista francês Paul Villon no começo do século 20 e até hoje estão intactos.

O espaço mantém ainda alamedas de palmeiras imperiais e árvores frutíferas exóticas, como mangueira, caqui-preto, pêssego-da-Índia e olho-de-dragão.

Palácio Guanabara
Jardins com fontes e estátuas também estão no roteiro das visitas. Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Localizado no bairro de Laranjeiras, Zona Sul, o prédio de 1853 foi construído por um comerciante português para ser sua residência. Anos depois, se transformou em residência da Princesa Isabel e o Conde d’Eu e passou a se chamar Paço Isabel. Somente após a proclamação da República, o prédio recebeu o nome atual.

Além da retomada das visitas guiadas, o Palácio Guanabara também receberá, uma vez por mês, aos finais de semana, eventos artísticos e culturais nos jardins, com a participação da comunidade. O próximo será no dia 15/06.

Palácio Guanabara, sede oficial do governo do Rio de Janeiro, na rua Pinheiro Machado (antiga rua Guanabara), no bairro de Laranjeiras, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *