Descubra Portugal

Enoteca 17•56 – a convergência entre vinho, gastronomia e história

Durante minha viagem por Portugal, tive a oportunidade de visitar lugares incríveis e descobrir algumas joias raras por onde passei. Enquanto estive pelo norte de Portugal fui, a convite da Real Companhia Velha e Importadora Barrinhas, conhecer o novo restaurante Enoteca 17•56 na cidade do Porto, um espaço com uma oferta gastronômica riquíssima, que tem o vinho como Rei e que certamente se tornará um daqueles points imperdíveis na cidade.

A Real Companhia Velha é a mais antiga empresa de vinhos de Portugal tendo sido fundada por D. José I, sob recomendação do Marquês de Pombal em 1756. Sendo o nome da enoteca uma singela homenagem ao ano de sua fundação.

Reconhecido pelo pioneirismo, a Real Companhia Velha – uma das mais tradicionais empresas de vinhos de Portugal, abriu as portas do seu mais recente projeto que engloba um museu, bar, provas de vinhos e um restaurante! Mas neste post eu vou falar sobre a Enoteca 17•56 (assine nossas notificações para não perder nossa matéria sobre o museu).

A Enoteca 17•56 é um espaço onde vinho, gastronomia e história se complementam. Foto: Divulgação

A Enoteca 17•56 fica na beira do rio Douro, no Cais de Gaia, com sua entrada principal pela Alameda da Rua Serpa Pinto, 44B. O projeto da Real Companhia Velha ocupa um espaço de 3.000 m2, divididos em dois pisos. No térreo fica o museu e no segundo andar a enoteca. Subindo a escada rolante encontramos a Garrafeira da Enoteca 17•56 com uma vasta e variadíssima gama de vinhos da Real Companhia Velha. Um lounge, ideal para provar drinks, vinhos ou apenas um belíssimo Vinho do Porto, com uma das mais belas vistas para a zona ribeirinha da cidade – espaço disputadíssimo. A Steak House by Reitoria com uma variedade imensa de peças de carne. O Cigar Club – espaço dedicado aos apreciadores de charutos e com uma vasta seleção de charutos cubanos. Além disso, há também o imponente Raw Bar by Shiko Tasca Japonesa, com um imenso balcão de onde são apresentados aos clientes a verdadeira essência da gastronomia tradicional japonesa curiosamente com influências Portuguesas dos tempos dos descobrimentos. Uma excelente oportunidade para desfrutar de pratos exóticos com os deliciosos vinhos brancos da Real Companhia Velha. Sem falar na excelente seleção de queijos da Fromagerie Portuguesa.

A Enoteca 17•56 é certamente um dos restaurantes mais lindos de Portugal. Foto: Divulgação

Antes de jantar me sentei para experimentar um dos drinques da casa feito a base de vinho. Leve e muito refrescante, perfeito para repetir a dose, o que não fiz, pois uma variedade de vinhos me aguardava para ser degustado durante o jantar. Seguindo para o restaurante, chegava a hora de escolher entre as apetitosas opções. Noite fria, chuvosa, meu corpo pedia uma carne bem saborosa e isso eu encontrei no WAGYU – um corte de 140 gramas servido com um levíssimo purê de beringela e sultana, pleurotus grelhados, crisp de batata doce e molho pico de galo – que estava simplesmente divino. Entre drinques e vinhos lá se foram umas 15 taças. Destaque para os vinhos: Quinta dos Aciprestes Reserva Tinto DOC, Séries da Real Companhia Velha, Porto Quinta das Carvalhas Reserva TawnyCarvalhas tinto , Carvalhas Branco e Royal Oporto 40.

Enoteca 17•56

WAGYU 140 gramas. Foto: Naira Amorelli

Enoteca 17•56

A Enoteca 17•56 possui uma carta de vinhos com mais de 500 rótulos e muitos drinques deliciosos. Foto: Naira Amorelli

A Enoteca 17•56 é um espaço único, aconchegante, com uma decoração elegante marcada pelas madeiras e cores sóbrias, e com um belo terraço panorâmico à nossa disposição. Enfim, certamente a Enoteca 17•56 é um restaurante que merece a visita tanto dos fãs da Real Companhia Velha e seus vinhos, quanto dos turistas que vão para Portugal pela primeira vez.

Enoteca 17•56

Bem-vinda, Enoteca 17•56! Foto: Divulgação

Não esqueci do Museu interativo, vou falar dele no próximo post, mas só digo uma coisa: ele nos leva pelos mais de dois séculos de história da Real Companhia Velha e do vinho do Porto, e a dica é visitá-lo antes do almoço ou jantar.

A Enoteca 17•56 – enoteca1756.pt – funciona de terça a sábado das 11h à meia-noite e aos domingos das 11h às 18 horas.


Naira Amorelli viajou para Portugal em press trip organizada pelo Portal de Portugal e Embarque na Viagem. Esta ação contou com o patrocínio do Cidadania Já – empresa de consultoria que busca ajudar os descendentes de portugueses a adquirirem a dupla cidadania portuguesa. E apoio do Mysimtravel – chip internacional que te deixa conectado durante a viagem com toda a segurança e economia que você precisa – e Assist Trip, assistência de seguro viagem assegurada pela Zurich e mais nova marca a integrar o portfólio da Seguros Promo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *