Esporte & Aventura

Maria Esther Bueno Cup será passaporte para o Rio Open

Maria Esther Bueno Cup – uma iniciativa do Rio Open para incentivar a nova geração do tênis nacional – será disputado de 22 e 25 de novembro em São Paulo, reúne oito promessas do tênis brasileiro e credencia o vencedor à  disputar a chave principal do ATP 500 que acontece entre 16 e 24 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.

Nomeada em homenagem à maior tenista brasileira da história, campeã de 19 Grand Slams, a Maria Esther Bueno Cup tem os sguintes s jogadores classificados: Orlando Luz (20), Thiago Wild (18), Rafael Matos (22), João Lucas Reis (18), Felipe Meligeni Alves (20), Fernando Yamacita (21), Gilbert Klier (18) e Lucas Koelle (20).

Os critérios de seleção foram: jogadores brasileiros com até 23 anos completos em 31 de dezembro de 2018; as seis primeiras vagas foram definidas por melhor posição no ranking da ATP; a sétima, de Gilbert Klier, foi pelo ranking juvenil da ITF; a oitava é um convite da Sociedade Harmonia de Tênis, dado a Lucas Koelle.

“A oportunidade de jogar um ATP 500 é algo que pode mudar o patamar da trajetória de um jogador nessa faixa etária. Queremos dar essa incrível chance a um tenista brasileiro”, disse Luiz Carvalho, Diretor do Torneio.

O formato da competição será de dois grupos com quatro jogadores cada jogando entre si, como no ATP Finals e ATP NextGen. Os dois campeões de cada grupo disputam a final. De quinta a sábado, serão realizados os jogos da fase de grupos e no domingo, a decisão. As partidas serão em melhor de três sets, com match tie-break (até 10 pontos) no terceiro set.

“Esta safra de tenistas brasileiros tem obtido resultados muito satisfatórios no juvenil e nos Futures. O Rio Open não poderia deixar de notar isso e de fazer parte de um momento da trajetória deles em que cada resultado importa muito”, disse Ricardo Acioly, Diretor de Relações do Rio Open e Diretor do ICT (Instituto Carioca de Tênis).

A Maria Esther Bueno Cup também é uma maneira de homenagear a rainha do tênis brasileiro. A capital paulista é a cidade natal da campeã de 19 Slams, que faleceu em junho deste ano, e a Sociedade Harmonia é o clube que ela frequentou até seus últimos momentos.

O Rio Open faz parte do seleto grupo dos 13 ATP 500, e é um dos três torneios da categoria disputados no saibro. Em 2018, distribuiu R$ 6,7 milhões de premiação para os tenistas e contou com 48 mil espectadores. O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT.

Conheça os tenistas que disputarão a Maria Esther Bueno Cup

Maria Esther Bueno Cup

Orlando Luz
Idade: 20
Local de nascimento: Carazinho/RS
Ranking da ATP: 385º
Melhor ranking: 384º
Títulos de Future: 4
Melhor ranking no juvenil: 1º
Resultado de destaque no juvenil: campeão de duplas em Wimbledon (2014) e de duplas dos Jogos Olímpicos da Juventude (2014)

Thiago Wild
Idade: 18
Local de nascimento: Marechal Cândido Rondon/PR
Ranking da ATP: 443º
Melhor ranking: 406º
Títulos de Future: 2
Melhor ranking no juvenil: 8º
Resultado de destaque no juvenil: campeão de simples do US Open (2018)

Rafael Matos
Idade: 22
Local de nascimento: Porto Alegre/RS
Ranking da ATP: 541º
Melhor ranking: 440º
Títulos de Future: 3
Melhor ranking no juvenil: 37º
Resultado de destaque no juvenil: vice-campeão de duplas do US Open (2014)

João Lucas Reis
Idade: 18
Local de nascimento: Recife/PE
Ranking da ATP: 600º
Melhor ranking: 595º
Títulos de Future: 1
Melhor ranking no juvenil: 30º
Resultado de destaque no juvenil: quartas de final de duplas de Wimbledon (2018)

Felipe Meligeni Alves
Idade: 20
Local de nascimento: Campinas/SP
Ranking da ATP: 648º
Melhor ranking: 665º
Títulos de Future: 1
Melhor ranking no juvenil: 31º
Resultado de destaque no juvenil: campeão de duplas do US Open (2016)

Fernando Yamacita
Idade: 21
Local de nascimento: Londrina/PR
Ranking da ATP: 1010º
Melhor ranking: 917º
Melhor ranking no juvenil: 294º

Gilbert Klier (Ranking ITF juvenil)
Idade: 18
Local de nascimento: Brasília/DF
Ranking da ATP: 1419º
Melhor ranking: 1407º
Melhor ranking no juvenil: 10º (atual)
Resultado de destaque no juvenil: bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude (2018)

Lucas Koelle (Convite do Harmonia)
Idade: 20
Local de nascimento: São Paulo/SP
Melhor ranking no juvenil: 57º

“O Rio Open chega à sexta edição consolidado como o principal torneio da América do Sul. Agora, queremos levar um pouco dessa experiência para outros estados, começando por São Paulo, uma vez que o público paulista sempre prestigiou o nosso evento. Vamos homenagear Maria Esther Bueno, estrela maior do tênis brasileiro, que prestigiou o Rio Open desde sua primeira edição”, diz Márcia Casz, Diretora Geral do Torneio.

Maria Esther Bueno Cup

Maria Esther Bueno

Maria Esther Andion Bueno, a Maria Esther Bueno, maior nome do tênis brasileiro em todos os tempos, morreu em São Paulo-SP no dia 8 de junho de 2018, aos 78 anos, após uma longa luta contra um câncer.

Com 19 títulos de Grand Slam, Maria Esther Bueno é considerada a maior tenista brasileira de todos os tempos, tendo alcançado o posto de número 1 do mundo em quatro temporadas (1959, 1960, 1964 e 1966). Ela conquistou o seu 1º título de Grand Slam em Wimbledon, em 1959, aos 19 anos. Em 1960, ganhou os quatro Grand Slams de duplas ao vencer na Austrália, com Christine Truman, e em Wimbledon, Roland Garros e no Aberto dos Estados Unidos, todos em parceria com Darlene Hard. No total, ganhou 589 títulos ao longo de sua carreira. Ela entrou para o hall da fama em 1978.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *