Descubra Portugal

As melhores praias do Alentejo para curtir o verão europeu

Verão europeu nas alturas e tudo que se pensa é curtir as praias maravilhosas, certo? Já demos aqui uma dica para curtir as praias mais desertas do Algarve, sim, elas existem!! Já falamos também sobre a Praia de Comporta, no Alentejo, que virou destino de verão favorito das celebridades em Portugal. Demos opções de atividades para curtir o verão nos lagos e rios do Alentejo também. O que não falta em nossa editoria Descubra Portugal são dicas pra você curtir o verão por terras tão lindas.

Hoje, vamos falar um pouco sobre as praias do Alentejo, que são imperdíveis para quem está em busca de muito sol, faixas de areia perfeitas para relaxar e se desconectar. Confira quais são as melhores praias do Alentejo.

Seja para apreciar uma boa praia pela calma que proporciona ou  pela infraestrutura que oferecem, ou  ainda por reunir condições para a prática de surf, a boa notícia é que as 16 praias que escolhemos são para todos os gostos e prometem agradar a todos.

PRAIA DE SÃO TORPES

A praia de São Torpes situa-se perto da Central Termoeléctrica da CPPE e é uma das mais concorridas no verão. Além de atrair muitos banhistas, são os surfistas que a enchem no verão e foram eles a eleger esta como a melhor praia para praticar surf na região do Alentejo.

Por estar localizada perto da Central Termoeléctrica da CPPE, esta praia também tem a vantagem de ter uma temperatura mais alta do que o normal. Sim, as águas são mais quentinhas que o normal.

Quanto à sua infraestrutura, esta praia tem estacionamento, um restaurante e uma escola de surf. Lembre-se de deixar as areias limpinhas recolhendo o seu lixo. Na época de alta temporada, é possível encontrar salva-vidas.

PRAIA DA COMPORTA  

Uma das melhores praias do Alentejo é a praia da Comporta. Esta praia localiza-se nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, a sul da Península de Tróia e reúne todas as condições para atrair até o visitante mais exigente.

Com uma vasta extensão de areal, esta praia tem boa infraestrutura, como restaurantes, banheiros e duchas. Ela possui bandeira azul, que constata a qualidade das suas águas e a limpeza geral da praia. Conta também com estacionamento para você passar um dia agradável, sem ter grandes preocupações.

PRAIA DA ZAMBUJEIRA DO MAR

Muito concorrida durante o verão, especialmente no primeiro fim de semana de agosto, devido ao Festival do Sudoeste, a praia da Zambujeira do Mar é das mais imperdíveis e melhores praias do Alentejo.

Rodeada por altas falésias, onde vai encontrar vistas deslumbrantes sobre o oceano, esta praia tem um mar agitado, que proporciona excelentes condições para a prática do surf.

CARVALHAL

Se você está em busca de tranquilidade e gosta de se sentir isolado, mesmo no pico do verão, então esta praia é pra você. A praia do Carvalhal, em Odemira, é um pequeno recanto idílico onde raramente  você vai encontrar multidões.

Uma vez que não existe uma grande infraestrutura a nível de bares ou restaurantes, aconselho que leve seu lanche, água e muitas frutas para curtir o máximo de tempo possível neste pedacinho de paraíso. Leve também sua sacolinha para depositar seu lixo e descartar posteriormente no lugar adequado, ok.

PRAIA DE ODECEIXE

A praia de Odeceixe está situada a 3 km da Vila de Odeceixe, na foz da Ribeira de Seixe, e foi uma das praias eleitas como uma das “7 maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de praias de arribas. Aqui você pode escolher entre se banhar no mar ou no rio.

A combinação destes “dois mundos” (ou águas) atrai muitos turistas e amantes de esportes. É que na área do rio quase sempre é possível praticar canoagem e passeios de barco.

Na maré baixa formam-se pequenas lagoas, que fazem as crianças (e adultos também) se refestelarem. No entanto, quando a maré está mais alta, é preciso algum cuidado com as correntes que se formam.

ALMOGRAVE 

Além de ser considerada uma das mais belas da região, é também conhecida como a “Praia Grande” e o seu extenso areal está dividido em duas áreas: de um lado, agrestes rochas e arribas de xisto, do outro, arenosas e sedutoras dunas.

Na maré baixa, esta praia é excelente para procurar caranguejos, camarões e pequenos peixes nas muitas piscinas naturais que se formam ao longo das rochas.

TROIA

Esta sugestão é para quem valoriza a calma e o contato com a natureza. Com um belo e extenso areal, esta praia tem como um dos seus principais pontos de interesse a possibilidade de apreciar golfinhos no seu habitat natural.

Além disso, por lá você pode também ter uma interessante vista para o Parque Natural da Serra da Arrábida e de um mar de águas tranquilas e perfeitas para nadar.

PRAIA DA SAMOQUEIRA

Localizada na zona de Porto Côvo, em Sines, a praia da Samoqueira é um destino que você vai querer conhecer. A praia é basicamente um areal recortado nos rochedos, criando ambientes quase íntimos.

Você vai encontrar um extenso areal, perfeito para caminhadas onde ainda pode aproveitar para explorar as grutas e desfrutar das piscinas naturais com água cristalina.

MELIDES

Não só é uma das melhores praias do Alentejo, como é também considerada a maior praia de Portugal. Aqui, quem aprecia a boa gastronomia alentejana, sem abdicar de um belíssimo pôr do sol, irá encontrar vários bares e restaurantes onde pode desfrutar de saborosos pratos de peixe.

Graças às suas condições naturais, esta praia goza também de grande popularidade entre os surfistas e praticantes de esportes radicais, como o parapente.

FAROL

Vila Nova de Milfontes é famosa essencialmente pelas praias que, apesar de populares, se mantêm incólumes.

Tal como a maior parte das praias de Portugal, estas também sofrem os ataques do agitado Oceano Atlântico.

No entanto, a Praia do Farol está protegida das ondas pela costa, o que a torna perfeita para casais com filhos – que podem brincar nas águas rasas do mar ou, se estiver na maré baixa, podem partir em busca de caranguejos nas rochas.

PRAIA DA LAGOA DE SANTO ANDRÉ

As famílias apreciam a praia da Lagoa de Santo André, nomeadamente pela tranquilidade das suas águas, pois oferece alguma tranquilidade, especialmente para as crianças.

Mas, não são só as famílias que ficam satisfeitas com esta belíssima praia! Os amantes de windsurf também não lhe resistem.

Esta praia tem boa infraestrutura, como instalações sanitárias, chuveiros e um restaurante, sendo que estes e outros motivos fazem desta uma das melhores praias do Alentejo.

AMADO

Situada na Carrapateira, esta é considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, à qual acorrem praticantes vindos de toda a Europa. A sua principal característica são precisamente as fabulosas ondas que oferece aos amantes da modalidade.

Na concorrida praia de extenso areal, os profissionais acabam por ter de disputar o mar com os alunos das várias escolas de esportes náuticos que existem por ali.

MALHÃO

Esta praia situada entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes tem um areal de tal forma extenso que se encontra dividido em três zonas: a norte destacam-se grandes dunas, onde é feito o naturismo. A sul, uma encosta de rochas protege uma ampla área; no centro, encontram-se 3 pequenas praias cujas formações rochosas asseguram um ambiente com pouco vento. O acesso ao areal é feito por uma longa estrada de terra, mas vale a pena o esforço.

PÊGO

Dona de uma beleza selvagem e irresistível, o Pêgo é também uma das praias mais fashion e procuradas do litoral alentejano.

No entanto, apesar do seu extenso e fofo areal, do oceano a perder de vista e da refrescante brisa do Atlântico, há uma razão bem concreta para esta praia fazer parte da nossa lista: o Sal, considerado o melhor bar de praia do mundo pelos leitores da Condé Nast Traveler.

Não perca a oportunidade de o visitar e de se deliciar com uma das fabulosas especialidade de peixe e marisco.

PRAIA DA AMÁLIA, ODEMIRA

A praia da Amália encontra-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É uma verdadeira maravilha da natureza, praticamente intocada.

O seu nome, como seria de adivinhar, é uma homenagem a Amália Rodrigues, que a costumava frequentar, sendo que, para chegar à praia, você terá que descer umas escadinhas junto da casa da fadista.

Por ser uma praia tranquila, pacata e de natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, assim como os praticantes de surf e de pesca desportiva.

ARRIFANA

Esta praia, frequentemente considerada como uma das mais belas de Portugal, situa-se numa espécie de baía e tem como principal característica uma imponente rocha vertical que se eleva do meio do mar.

Além de um areal com mais de 1/2 km de extensão, a Arrifana proporciona ainda vistas absolutamente arrebatadoras. É tão procurada pelos surfistas e praticantes de bodyboard, que no verão chega a ser difícil ver a água.

Aproveite essas dicas que dei para você, pois, apesar do seu crescente e inevitável sucesso, muitos destes fabulosos areais continuam a ser menos conhecidos e frequentados que os do Algarve. Dê já um pulinho às melhores praias do Alentejo e usufrua de tudo o que têm para lhe oferecer. Boa viagem e bons mergulhos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *