Esporte & Aventura

Lágrimas de conquistas de um Brasil que chora uma eliminação

Perder bolas, tomar decisões erradas e não fazer a diferença, mesmo contra uma equipe que, por vários momentos, lhe deu espaço para jogar. A Seleção brasileira perde e está eliminada da Copa do Mundo. É evidente que o aspecto emocional pesa demais em momentos de grande pressão profissional. E pode ser uma das razões para as atuações ruins, mas devemos chorar por conta de uma partida de futebol?

meme do brasil

A Copa do Mundo é um exercício constante de conjugação de verbos. Chutar, cabecear, defender, cair, levantar, vibrar, sofrer, ganhar, perder, empatar, mas nunca na história dos mundiais utilizamos tanto o verbo chorar. Se são honestos ou teatrais não importam, o que importa é que não pode chorar por qualquer coisa. MENTIRA!!! Sim, podemos! Por que é o choro que exprime a grandeza dos fatos, sejam eles bons ou ruins. Nesta Copa do Mundo já teve choro de craques, de campeões, de quem perdeu mesmo ganhando e fez história, daqueles que venceram mesmo perdendo e o choro mais sincero, o de orgulho por ter carregado a dignidade de um país até o último apito. Essas lágrimas surgem dos mais orgulhosos olhares, de quem perde, mas sabe que venceu. Mas não teve o choro da “depressão” no melhor “estilo Felipão” e isso já é um grande avanço.

Talvez o grande herói da seleção seja mesmo o técnico Tite, que construiu uma linha do tempo da queda de produção nas eliminatórias sul-americana até o choro das vitórias nesta trajetória até aqui na Copa do Mundo da Rússia. Mas as lágrimas não apagam as memórias, porque se a história do futebol é contada pelos vencedores, na Copa do Mundo isso não existe. É verdade que a conquista ilumina com seu brilho os poucos que tem a honra de erguer a taça, mas são muitos os homens que emprestam sua luz para ela também. Se as lendas são eternizadas pela saudade, os homens do presente mais uma vez nos ensinam que o mais importante é viver o momento, chorando ou não. Pode deixar Seleção Brasileira, no futuro a gente vai se lembrar de vocês como campeões.

meme do brasil

2018 foi o renascimento de Thiago Silva na seleção após choro em 2014.

Com eliminação do Brasil, Copa da Rússia terá final inédita. Além da certeza de decisão inédita, ainda há boas chances de que a Copa do Mundo da Rússia conte com um finalista que, até então, nunca havia alcançado tal feito. Um deles é a própria Bélgica, que enfrentará a França na semifinal. Croácia, Rússia, Bélgica e Suécia nunca conquistaram o torneio. Já a Inglaterra, adversária da Suécia, é, ao lado da França, uma das duas campeãs mundiais remanescentes no torneio.

O texto contém trechos da crônica “O Choro” apresentado no canal FOX Sports Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *