Esporte & Aventura

Doze veleiros de onze países participam da Velas Latino-americanas

Doze veleiros do Brasil, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Peru, Uruguai, México, Venezuela, Portugal e Espanha participarão da exibição ‘Velas Latino-americanas’, programada para iniciar em 25 de março no Rio de Janeiro.

Velas Latino-americanas (velaslatinoamerica2018.cl) envolverá a participação de fragatas, caravelas e escunas de vários países que compartirão uma travessia de mais de cinco meses (entre 25 de março e 2 de setembro), visitando mais 12 portos da América Latina.

Estarão presentes nesse mega evento náutico, o navio escolar uruguaio “Capitán Miranda”, que acaba de ser remodelado, a fragata “Libertad” e o navio “Dr. Bernando Houssay” ambos de Argentina, “Cisne Branco” da Armada brasileira, o navio escola “Esmeralda” do Chile, o “Guayas” do Equador, o navio “Glória” da Colômbia, o “Unión” do Peru, o “Cauhtémoc” do México e o “Simón Bolivar” da Venezuela.

Participarão como convidados os navios “Juan Sebastian de Elcano” da Espanha e “Sagres” de Portugal. O encontro surgiu em 2010 para celebrar os primeiros atos da independência Sul-americana. Ele acontece a cada quatro anos e nessa edição a armada chilena é a organizadora.

Navio Escola Sagres

Em 2017, Naira Amorelli e Gabriel Behael fizeram uma visita guiada ao Navio Escola Sagres de Portugal. Foto: Embarque na Viagem

Estes veleiros desenvolverão uma viagem de 157 dias, em que as águas que banham as costas da América Latina e do Caribe navegarão, cobrindo mais de 12 mil milhas náuticas, o equivalente a 19.312 quilômetros. Em março as embarcações partiram do Brasil, passando pelo Uruguai, Argentina e Chile. Do Peru seguem para o Equador, Panamá, Curaçao, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e, por fim, México.

mapa naúticoRio de Janeiro: 25 de março a 1º de abril
Punta de Este/ Montevidéu: 10 a 15 de abril
Buenos Aires: 17 a 23 de abril
Ushuaia: 04 a 07 de maio
Cabo de Hornos: 08 de maio
Punta Arenas: 11 a 15 de maio
Talcahuano: 23 a 26 de maio
Valparaíso: 28 de maio a 03 de junho
Antofagasta: 08 a 11 de junho
Callao: 17 a 22 de junho
Guaiaquil: 28 de junho a 02 de julho
Balboa: 07 a 10 de julho
Curaçao: 15 a 18 de julho
Cartagena das Índias: 21 a 26 de julho
La Guaira: 31 de julho a 04 de agosto
Santo Domingo: 08 a 12 de agosto
Cozumel: 21 a 23 de agosto
Veracruz: 27 de agosto a 02 de setembro

O navio brasileiro – a fragata Cisne Branco – da Marinha, desempenha funções diplomáticas e de relações públicas em eventos náuticos e também funciona como navio-escola.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *