Esporte & Aventura

Rio Open contará com programação cultural intensa

O Rio Open, um dos torneios mais importantes do calendário da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), estreia a sua quinta edição na próxima segunda-feira, 19, e vai até o dia 25 de fevereiro no Jockey Clube Brasileiro. Além dos jogos e treinos que acontecem nas nove quadras de saibro, há uma área interativa com diversas atrações para o público, com stands, lojas e espaço gourmet. Food trucks, bares e ativações de patrocinadores e lojas esportivas vão estar à disposição dos visitantes. Pela primeira vez esse ano, teremos uma exposição de cinco jovens artistas em uma área batizada de Rio Open Arte. As peças, que tiveram o tênis com inspiração, serão leiloadas e o valor revertido para os projetos sociais apoiados pelo torneio.

Seguindo a tradição dos grandes eventos de tênis no mundo, todo ano o Rio Open convida um artista para assinar o pôster oficial do evento. Esse ano quem o fez foi Carlos Vergara, um dos maiores artistas brasileiros. A imagem também dá vida a alguns produtos oficiais, e também haverá uma exposição 3D do artista.

Os shows musicais começam a partir do dia 20, com as apresentações de Rodrigo Santos & Os Lenhadores. O grupo carioca Blue Beetles, se apresenta no dia 22. O ator e cantor André Frateschi, campeão do programa Popstar, sobe ao palco no sábado (24) e o grupo BossaCucaNova esquenta o clima da decisão do torneio no domingo (25). Valentina Francisco, sensação do último The Voice Kids, irá cantar o hino nacional na abertura e encerramento do evento.

O Rio Open também vai ampliar as ações sociais em 2018. Além da tradicional realização do torneio Winners, da longa parceria com cinco projetos de fomento ao esporte junto à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e da recém-criação do Núcleo Esportivo Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul vai realizar, pela primeira vez, uma clínica da modalidade para pessoas com deficiência. Serão 19 alunos, sendo nove cadeirantes, seis pessoas com Síndrome de Down e outros quatro com diferentes deficiências intelectuais leves, de duas instituições: Escola de Tênis Cadeiras na Quadra e do Núcleo Avançado de Esportes, Cultura e Lazer (NAVES), ambas de Niterói.

A atividade será realizada a partir das 14h30 do dia 21/02, quarta-feira, e deverá durar duas horas. A clínica será ministrada por Cláudia Chabalgoity, dona de nove títulos do circuito da ITF, e Sérgio Castro, professor de Educação Física Adaptada da Universidade Estácio de Sá. Sérgio tem uma longa trajetória no esporte adaptado. Além de ser presidente da Federação de Basquetebol para Cadeirantes do Rio de Janeiro e árbitro internacional da modalidade, já organizou diversos torneios internacionais de tênis para cadeirantes. Como forma de reconhecimento pelo seu trabalho, foi indicado para conduzir as tochas olímpica e paraolímpica Rio 2016.

Escola de Tênis – Fundada em 2009, a Escola de Tênis  Cadeiras na Quadra conta com quatro núcleos espalhados pela cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo principal do projeto é desenvolver a prática do tênis em cadeira de rodas, mas também ajudar durante o processo de reabilitação, atuando como fator de integração social; e criar oportunidades para os atletas praticarem um esporte, tanto no nível recreativo quanto no mais alto patamar competitivo. O público-alvo são pessoas de 06 a 18 anos, portadores de alguma incapacidade física nos membros inferiores que não os permita praticar o tênis convencional. do mundo.

Núcleo – O Núcleo Avançado de Esporte, Cultura e Lazer (NAVES) é uma instituição filiada ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e à Confederação Brasileira de Desportos para Deficiente Intelectual (ABDEM/CBDI) que tem como objetivo de gerar inclusão social através da prática esportiva, tanto de maneira recreativa quanto competitiva. O principal esporte desenvolvido pela NAVES é a natação, praticada na ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos) e na piscina do estádio Caio Martins.

Rio Open apresentado pela Claro – www.rioopen.com
Acontece de 19 a 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro
Entrada pela Av. Mario Ribeiro, 410 – Lagoa
Abertura dos portões: Segunda a quinta às 15h, sexta às 14h, sábado e domingo às 15 horas.

A estação do Metrô Rio mais próxima é a Antero de Quental, da Linha 4, que fica a 1km (cerca de 12 minutos a pé) da entrada do Rio Open. DICA: Na hora de ir embora, ao pedir um carro pelo serviço de aplicativo, como UBER, Cabify, 99pop etc., o ideal é marcar no Ipiranga GNV – Centro Aut. Lagoa Barra (Rua Mario Ribeiro, S/N).

Carreño Busta e Cuevas conquistaram o título da chave de duplas do Rio Open 2017. Foto: Naira Amorelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *