Esporte & Aventura

Quer esquiar sozinho na América do Sul? Vá para Corralco!

Eu não pude evitar o abraço quando finalmente estava de frente para aquele ser impressionante. La Araucaria Milenária! Em sua base, sabe-se lá em que século, um incêncio abriu uma toca bem no centro do seu cerne. Uma vida pra lá dos 1.000 anos, uma longevidade ainda mais espantosa quando se constata os rigores climáticos de seu eterno lar.

Só nos últimos 2 dias havia nevado em Corralco provavelmente mais de um metro e meio com ventos que ultrapassavam facilmente os 40 nós. Isso é muita neve e muito vento! E não fossem as raquetes de neve disponibilizadas pelo hotel, teria sido essa breve caminhada uma dura missão.

Estávamos hospedados no Corralco Resort de Montaña, na região dos lagos e vulcões chilenos, é um empreendimento novo, delicioso e único por sua localização. Para além dos antiquíssimos bosques de araucárias em meio aos quais está encravado o hotel, Corralco é um mundo branco e lindo.

Na encosta sudeste do vulcão Lonquimay, o que até outro dia era um pequeno centro de esqui, hoje é um próspero centro de inverno sul americano onde se encontram em suas pistas alguns dos melhores talentos do esqui e snowboard mundial. Em reuniões técnicas ou simplesmente jogando cartas, no lobby do hotel diversas equipes olímpicas em treino compartilham o espaço no fim de tarde. Aliás este ano Corralco é a única estação da América do Sul com uma pista de Ski Cross e Border Cross, por isso se tonou destino de tantas seleções e européias e norte americanas.

O Corralco Resort de Montaña tem áreas muito amplas, o que acomoda tranquilamente grupos distintos, cada qual em seu canto, cada qual com suas atividades e lazeres. E quem sabe todos juntos para uma sessão temática de cinema depois do jantar!

Logo na primeira noite demos de cara no restaurante com o grande amigo André Cintra, snowboarder brasileiro, novamente em Corralco para a reta final de treinos rumo à sua segunda Paralimpíadas de Inverno, Coréia do Sul 2018. Para mim uma satisfação em especial, já que estivemos juntos quase 10 anos atrás em uma de suas primeiras incursões pelo esporte, quando algo tão incrível quanto disputar uma olimipíada não era sequer uma aspiração.

Escolhemos para o nosso giro pela neve com as crianças em 2017 uma temporada um pouco mais difícil do que esperávamos. Nas duas semanas que estivemos rodando entre o Chile e Argentina, pegamos consecutivas nevascas muito fortes, com poucas janelas de tempo bom.

O esporte inevitavelmente sofreu algum prejuízo, já que as estações por questões de segurança precisam operar parcialmente, ou até mesmo, não operar em dias mais severos. Não posso negar que deixamos Corralco com a sensação de que não pudemos usufruir de todo o seu potencial, mas com a certeza absoluta de que queremos voltar para fazê-lo!

Menos horas na montanha, entretanto, significa mais horas no hotel, e isso no Valle Corralco sem dúvida não é um problema. Para os atletas, uma academia bem equipada, para as famílias em confraternização, um bar descolado para brindes comemorativos, para a criançada, brinquedoteca e jogos, e, para todos, uma bela piscina aquecida, com hidromassagens, sauna e uma jacuzzi externa em meio a muita neve para os corajosos afim de sair de sunga ou biquini com temperaturas talvez até abaixo de zero.

Por conta do relevo local, possivelmente por ser o vulcão Lonquimay uma massa imensa destacada entre montanhas menores, há alí uma frequência maior de ventos, que somados à ausência de obstáculos em grande parte da sua encosta, Corralco é o lugar perfeito para a prática do snowkite. Alguns dias depois aconteceria alí um campeonato chileno do esporte. Em uma próxima oportunidade contem conosco para estreiar nessa esporte!

Corralco tem uma boa estrutura para o jardim de neve dos pequenos. Uma pena que justamente no dia que subimos com os meninos para que tivessem aula com os professores da equipe, digamos que o dia não estava lá dos melhores para atividades outdoor.

A montana tem um potencial muito grande para explorações via sonowmobiles, as motos de neves. Há empresas que oferecem passeios, porém, infelizmente ainda a preços um tanto alto. Foi uma boa surpresa conhecer em fim tarde um chileno que por ali havia passado o dia em explorações com a esposa e nos emprestou a sua máquina para um volta!

O hotel e seu centro de esqui estão a pouco mais de 5 quilômetros morro acima a partir de Malalcahuelo, o pequeno povoado mais próximo, com estrutura mínima para alguma necessidade extra. No dia de nossa partida, para variar estava nevando barbaridade! O concierge do hotel foi ponta firme para agilizar em uma outra cidade próxima, Curacautín, as correntes necessárias para vestir nos pneus do nosso carro alugado e viabilizar a nossa saída daquele mundo branco. Mais uma uma hora desenterrando o carro com o pessoal do Valle Corralco e estávamos livres para seguir ao próximo destino.

Informações Úteis

Acomodações

São apenas 54 quartos espaçosos, o nosso com cama king, uma cama extra para os meninos, bancada de escritório, closet, poltronas e o melhor: banheiro com piso aquecido.

Alimentação

O hotel oferece regime de meia pensão ou pensão completa. Quem optar pela segunda opção pode trocar o almoço no restaurante por um lanche na cafeteira Zorro con Botas na base da montanha ou super hambúrguer no bar do hotel. Eu recomendo o sistema de pensão completa, pois o hotel fica isolado e não opções de bares e restaurantes próximos. Em nossa estadia o hotel estava repleto de seleções olímpicas de ski e snowboard do mundo inteiro que escolheram Corralco como base de treinos. Por causa disto o restaurante optou servir um buffet variado estilo self service, mas sem grandes estrelas no cardápio, mas nos últimos 2 dias pudemos realmente experimentar a verdadeira gastronomia do hotel, o chef voltou a servir em sistema a la carte (acredito que seja o modo padrão) e saboreamos pratos incríveis a base de peixes e carnes.

No lounge principal, todo dia é servido chocolate quente às 17h, numa espécie de après-ski.

SPA

Como nossos dias foram de muita neve, ventos fortes e visibilidade baixa a estação de ski abriu somente 1 dia parcialmente das 4 noites que passamos por lá. Por isso o spa foi nosso refúgio enquanto a fúria da natureza atuava ao lado de fora.

Com uma grande piscina aquecida, jacuzzi interna e externa, sauna seca, sala de massagem e moderna academia a área de spa para nós foi o ponto alto de nossa estada.

Atividades

As atividades de inverno em Corralco giram em torno da montanha e sua área esquiável. O ski e snowboard é foco de todos, mas o hotel oferece uma gama de atividades como trekking, mountain bike e escaladas ao vulcão. Estas atividades tem um custo extra, já o passe da montanha está incluso na diária.

Um ponto que vale destacar é que a infraestrutura dos meios de elevação são quase exclusivos dos hóspedes. Por isso você tem a sensação de esquiar sozinho o tempo inteiro. Por lá, você não encontra filas, as pistas e vales parecem somente seu, um verdadeiro privilégio.

Corralco tem 26 pistas, 6 lifts (2 cadeirinhas e 4 pomas) e 1800 hectares no total de área esquiável.

Outro fator importante é que o hotel é ski in, mas não ski out. Ou seja, você chega esquiando na porta do hotel, mas para acessar os lifts precisa pegar uma van que te deixa na base da cafeteria (não mais que 5 minutos).

A temporada de inverno está prevista para terminar em meados de Outubro, mas a equipe do hotel diz que com a quantidade de neve que caiu os últimos meses a diversão estará garantida até Novembro. Portanto, dá tempo de correr e aproveitar a temporada de neve ainda este ano.

Crianças

Escolhemos Corralco como um dos destinos para introduzir as crianças nos esportes de neve. Como dito anteriormente as condições climáticas não ajudaram, mas o resort oferece toda a estrutura necessária para os pequenos aprender a esquiar e se divertir. Junto ao complexo da cafeteria Zorro con Botas encontra-se a área de aluguel de equipamento e a escola de esqui. Lá você pode escolher por aulas individuais ou em grupo, alugar equipamentos ou colocar as crianças no jardim de neve que mistura atividades indoor e curso introdutório de esqui. Infelizmente os meninos conseguiram ter somente 30 minutos de aula devido ao mal tempo e passaram boa parte de nossa estada na brinquedoteca do hotel, que funciona como day care das 9:00 às 13:00 – 13:30 às 19:00 e 19:30 às 22:00.

Como chegar

O resort de Corralco está há 2 horas de carro do aeroporto de Temuco. O hotel oferece transfer para os hóspedes cobrando um valor extra pelo serviço. Como nós rodamos um pouco pela região e aproveitamos inclusive a proximidade com a Argentina para dar um oi ao nossos amigos hermanos, preferimos alugar um carro no próprio aeroporto de Temuco e dirigir até o hotel. A estrada é tranquila, muito bem sinalizada e com paisagens rurais. Para quem for no inverno não deixe de ter as correntes para os pneus, sem elas é impossível andar nas pistas nevada e com gelo.

Contato

www.corralco.com

Agradecemos o Corralco Resort de Montaña em nos receber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *