Esporte & Aventura

IV Festival de Aves em Paraty

Passear somente para observar a beleza e o canto das aves é um passatempo praticado por milhões de pessoas em países como Inglaterra, Estados Unidos e Japão, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil, e a cidade de Paraty possui cenário ideal. Cercada pela Mata Atlântica, a cidade é conhecida pela grande variedade de aves encontradas. Somente na região são encontradas mais de 450 espécies; sendo que no Brasil existem cerca de 2 mil espécies.

E já que estamos falando de um lugar de tamanha riqueza natural, a cidade irá sediar o IV Festival de Aves de Paraty. Este ano o evento – cujo símbolo é o formigueiro-de-cabeça-negra, considerada extinta durante décadas – acontece em parceria com o encontro de fotógrafos Paraty em Foco, que promove uma mesa intitulada Aves de Paraty. Além disso, o festival terá atividades educativas para crianças e jovens ao ar livre, passarinhadas guiadas, exposições de fotos, oficinas e rodas de conversa.

gaturamo-verdadeiro-Euphonia_violaceaA Fazenda Bananal, da Pousada Literária, é um dos palcos do festival. Lá funciona o Observatório de Ave, um centro de estudos que tem, entre seus objetivos,  realizar o inventário das espécies que vivem em uma região e estudá-las a longo prazo. O Observatório de Aves da Fazenda Bananal é um dos primeiros criados no Brasil e busca produzir conhecimento que ajude na conservação das aves da Mata Atlântica. O projeto é coordenado pelo ornitólogo Luciano Lima,  pesquisador associado ao Instituto Butantan e especialista em aves da Mata Atlântica.


tie?-sangue-Ramphocelus_bresiliusA FAZENDA

Além de proteger um expressivo remanescente de Mata Atlântica, a Fazenda Bananal tem forte valor histórico: seus registros datam do século XVIII, tendo papel importante como entreposto comercial durante os ciclos do ouro, café, cana de açúcar, cachaça e,  mais recentemente,  do turismo nacional e internacional. Atualmente está em processo de restauração histórica e de recuperação ambiental para abrigar um projeto de educação volta ao meio ambiente em Paraty, a partir de 2016.  

Serviço:

IV Festival de Aves de Paraty
Data: 15 a 17 de setembro

Fazenda Bananal
Estrada Pedra Branca – s/n, Paraty – RJ.
Telefone: (24) 3371-1153

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *