Descubra Portugal

Lisboa a pé

Percorrer Lisboa a pé é mais que necessário. A capital de Portugal e terra do fado, do pastel de Belém e de construções históricas incríveis tem lugares incríveis para ir se descobrindo sem pressa e sem “embarques e desembarques”. A cidade desfruta da bela vista do rio Tejo e possui muitas atrações que na maior parte das vezes você terá que chegar a pé. Lisboa é linda, mas neste caso de passeios a pé, não é para os fracos, afinal estamos falando da cidade das sete colinas. É preciso disposição e um bom par de tênis, mas acredite em mim, o cenário vale muito a pena!

Lisboa2 (2)

Conhecer Lisboa a pé permite que o turista visite locais que passam despercebidos durante os tradicionais roteiros turísticos. Aqui você vai encontrar alguns percursos onde poderá conhecer e combinar com outros, conforme o tempo de viagem que possui e sua disposição para caminhar.

Baixa e Chiado

Nesse percurso você começa subindo o Elevador de Santa Justa, chegando até as ruínas do Convento do Carmo, destruído pelo terremoto de 1755 e único exemplar de arquitetura gótica que resta em Lisboa. O trajeto pelas ruas da Trindade, rua Garrett, calçada do Ferragial e a Praça D. Pedro IV irá permitir conhecer o Teatro da Trindade, a Igreja dos Mártires, a Igreja do Corpo Santo e a Igreja de S. Domingos, datada de 1241, com fachada do século 18.

Ruins_of_Igreja_do_Carmo_at_2009-06-15

Mouraria, Castelo e Alfama

Aqui o passeio começa junto à estação de metrô Martim Moniz. Não deixe de visitar a Igreja da Senhora da Saúde, com belos azulejos. No pitoresco bairro da Mouraria (Ai mouraria da velha rua da palma, onde eu um dia deixei presa a minha alma…), visite o Mercado Municipal do Chão de Loureiro, que integra ateliês de artistas plásticos. Um dos destaques neste roteiro é a Catedral da Sé, de 1147, onde é possível visitar o Tesouro da Sé e as ruínas romanas. No bairro de Alfama fica o imponente Castelo de São Jorge, com vista espetacular da cidade. Termine o roteiro no Largo do Chafariz de Dentro e visite a Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa.

Bairro Alto e Cais do Sodré

No alto do Elevador da Glória está o jardim e mirante de São Pedro de Alcântara. Mais adiante estão os Museus de História Natural, da Ciência e o Jardim Botânico. O Jardim do Príncipe Real é outra parada interessante, assim como a romântica Praça das Flores, com excelentes restaurantes. Não perca o Chafariz Monumental da Esperança, do arquiteto Carlos Mardel, e a Igreja de Santa Catarina, com belo mirante. Continue o roteiro descendo o Elevador da Bica, passando pelo Passeio Ribeirinho, onde você degusta peixe fresco grelhado no carvão. Termine o dia no Bairro Alto, zona popular e com animada vida noturna.

Estrela, Prazeres, Alcântara e Docas

Comece pelo Jardim da Estrela e a Basílica da Estrela, em estilo barroco e neoclássico. Passe pela Praça São João Bosco, pelo Palácio das Necessidades (erguido no século 18) e pelo monumento a Cristo-Rei. Desça depois a calçada do Sacramento até o popular bairro de Alcântara e visite o Museu Nacional de Arte Antiga. Passeie pela Doca de Alcântara com grandes painéis do modernista português Almada Negreiros.

Basílica da Estrela Lisboa

Belém

Belém é um cantinho especial para mim, um dos meus lugares preferidos, meu lugar preferido em Lisboa. Esta é uma região cheia de monumentos culturais de grande importância. Comece pelo Palácio de Belém, depois,  não deixe de dedicar um tempo especial para se deliciar com os famosos pastéis de Belém na afamada fábrica e pastelaria da esquina. Suba a Calçada do Galvão até o Jardim-Museu Agrícola Tropical e desça ao Mosteiro dos Jerônimos e ao Museu de Arqueologia. O Planetário Gulbenkian e o Museu de Marinha também valem a visita. Não perca também o espetacular Centro Cultural de Belém. Passe pela Doca do Bom Sucesso e chegará à famosa Torre de Belém.

Agora, com esses roteirinhos básicos pra bater perna por Lisboa tenho certeza que sua viagem vai ficar bem mais interessante. Pra você não se cansar muito, eu aconselho que você mescle essas atrações com outras onde andará menos. Alguns lugares citados são mais interessantes na parte da tarde, como por exemplo a visita ao Castelo de São Jorge que tem um visual incrível!

Lisbon_Portugal_Travel

Se você quiser conferir outras dicas interessantes sobre LISBOA clique AQUI.

Se for visitar outras regiões de PORTUGAL e quer mais dicas, clique AQUI .

Espero que sua viagem seja uma delícia!! Depois, conta aqui pra gente como foi, ok.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *