Descubra Portugal

Alentejo e a cidade perdida de Ammaia

A Cidade perdida de Ammaia, classificada como Monumento Nacional em 1949, está localizada no concelho de Marvão, em Sº Salvador da Aramenha, dentro do Parque Natural da Serra de Sº Mamede.

Suas ruínas estiveram abandonadas até 1994, quando foi criada a Fundação Cidade de Ammaia para estudar e preservar o que resta desta cidade romana.

ammaia-132

Em 1995 iniciaram¬-se no local as escavações arqueológicas. O curioso destas ruínas é que nos séculos V e IX terão sofrido os efeitos de um cataclismo que terá soterrado a parte baixa da malha urbana, pertencendo assim a uma das poucas cidades do império que, por efeitos provavelmente naturais, ficou conservada e sobre a qual não se desenvolveram outras urbanizações ao longo da história.

No local existe um “museu arqueológico”, o Museu Monográfico da Cidade de Ammaia, mostrando como era a vida cotidiana da população que lá viveu, bem como os diversos objetos encontrados e inventariados, possuindo uma das mais importantes coleções de vidros romanos da Península Ibérica.

Grande parte da área ocupada pelas ruínas localiza¬se em terrenos da Fundação Cidade de Ammaia, que tem como objetivo primordial o estudo, recuperação e preservação deste importante Monumento Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *