Descubra Portugal

Quais as melhores praias da Região de Lisboa para o Surf?

Atualmente o Surf está em alta no Brasil, principalmente após a conquista do inédito título mundial obtido pelo surfista brasileiro Gabriel Medina, no ano passado. Devido a isso, o esporte está se popularizando ainda mais no País, e a procura dos surfistas por novas ondas e diferentes destinos de praia tem aumentado. Por isso, vale uma dica tanto para os principiantes como para os veteranos surfistas brasileiros e de outras partes do mundo, que é conhecer as principais praias do território lisboeta, considerado um dos melhores destinos de surf do mundo.

 Surf_01

“As praias da Ericeira e da Costa da Caparica são consideradas ideais para a prática da modalidade pela diversidade de níveis de exigência das ondas, pelo clima temperado que permite a prática durante todo o ano e a beleza ímpar, além de estarem situadas a menos de uma hora do centro da capital portuguesa, com todas as facilidades de acesso.”

As praias da Região de Lisboa são consideradas de extrema importância para o turismo da capital, pois atraem milhares de visitantes durante todo o ano. Esse ambiente apresenta uma oferta invejável de praias que se destacam pela beleza natural, qualidade e acessibilidade, desde as pequenas encontradas nas áreas urbanas, passando pelas que fazem parte do percurso entre Lisboa e Cascais, até chegar aos grandes areais da Caparica e do Meco, a sul da capital. Muitas delas sediam vários campeonatos de surf durante todo o ano.

HugeWaves2

As praias da Ericeira são uma ótima opção para quem quer entrar no mar, subir na prancha e curtir o maravilhoso visual que o lugar reserva aos seus visitantes. A faixa costeira da Ericeira é a 1.ª Reserva de Surf da Europa e a 2.ª do Mundo, reconhecida oficialmente pela organização norte-americana Save the Waves Coalition. A qualidade e a consistência das ondas, a importância para o Surf e a História, as características ambientais, o clima temperado, a diversidade da flora e da fauna marítima, além do apoio da comunidade local foram os critérios de seleção para este reconhecimento.

map-color Lisbon

O trecho principal se estende desde a Praia da Empa, na freguesia da Ericeira, até a Praia de São Lourenço, na freguesia de Santo Isidoro. No total, são sete ondas consideradas de classe mundial num espaço de 4 km de praias: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.

A costa atlântica da zona costeira, a norte da Ericeira, é um dos raros locais a nível mundial que reúne um elevado número de ondas de grande qualidade. Ao longo de 11 km de costa, são 22 ondas de diferentes características, que propiciam a prática do surf sob diferentes condições meteorológicas, proporcionando níveis de exigência e graus de dificuldade muito elevados.

Surf, Ribeira d'Ilhas - Ericeira_01

Outro destaque é a Costa da Caparica, que é considerada outro centro do surf, sendo uma excelente opção para os surfistas que procuram um lugar bem próximo a Lisboa. Esse conjunto de praias possui aproximadamente 15 km, onde se pode encontrar diversos restaurantes e bares, além de uma linha de ônibus que passeia pelo caminho das praias, somente na época do verão.

Com muitos picos à disposição dos amantes do surf, entre eles as praias da Cova do Vapor, CDS, Santo Antônio, Norte, e Nova Vaga, a região oferece ondas de vários níveis de dificuldade. A região passou recentemente por uma recuperação do passeio marítimo e de sua infraestrutura para garantir aos surfistas e visitantes melhores condições de segurança e conservação dos valores naturais e do meio ambiente.

Acesse o site e confira mais informações sobre os melhores points de surf.

Quer saber um pouco mais de Lisboa?

Então Confira aqui várias informações e dicas sobre este lugar fantástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *