Esporte & Aventura

Aproveite o Tour de France e faça passeios ao ar livre no verão europeu

O Tour de France é uma competição anual de ciclismo de estrada realizada na França, disputada em etapas. A corrida foi organizada pela primeira vez em 1903 para aumentar as vendas do jornal L’ Auto. É atualmente gerido pela Amaury Sport Organisation. Desde a sua primeira edição, em 1903, a corrida tem sido realizada anualmente, exceto durante as duas Guerras Mundiais, sendo a edição desse ano a 102ª.

TOUR DE FRANCE - STAGE SEVENTEEN

A competição, um dos 28 eventos que fazem parte do UCI World Tour, é a oportunidade para fãs e curiosos da modalidade esportiva visitarem o velho continente. Confiras as dicas da agência de viagens ViajaNet para aproveitar o melhor do período, ou se programar para a edição de 2016:

O Tour de France, curiosamente, partiu da cidade de Utrecht, na Holanda, passando por diversos pontos da Bélgica e realiza as outras etapas majoritariamente na França, como a última, em Paris. O clima nessa época do ano é mais ameno nessa região, já que o verão europeu está em seu grau máximo, com temperaturas médias de 20ºC. À noite, porém, o calor pode sumir e deixar os termômetros na casa do 5ºC ou menos. Estando cinco horas à frente de Brasília, é bom ir se adaptando ao fuso dias antes de embarcar.

As etapas

As etapas de montanha fazem parte do percurso geral do Tour e estão entre as mais famosas. As mais conhecidas são as de categoria especial, e incluem o Passo do Tourmalet (Pirenéus, 2114 metros), Ventoux (Provença, 1909 metros), Passo do Galibier (Alpes, 2645 m), o Hautacam (Pirenéus, 1800 metros) e o Alpe d’Huez, nos Alpes, com suas famosas 21 curvas, culminando a 1850 metros. As etapas iniciais e finais do Tour também são bastante prestigiadas, com muitos espectadores que aguardam os competidores cruzarem as linhas de partida e chegada.

Outros Passeios

Alpes franceses

O Alpe d’Huez é um dos mais famosos de todo o percurso do Tour de France, sendo uma das etapas de maior dificuldade por conta do trajeto montanhoso. Além disso, o local abriga uma variedade de estações de esqui, que atraem entusiastas da modalidade esportiva o ano inteiro. Apesar da população mínima, o Alpe d’Huez conta com um aeroporto, construído para as Olimpíadas de Inverno de 1968 (realizada em Grenoble, cidade a 65 quilômetros de distância).

Paris

Uma das mais famosas do mundo, a cidade de Paris dispensa apresentações. O mês de julho é um dos mais quentes na região – ou seja, passeios ao ar livre são muito recomendados. No Quartier Latin, a dica é ver de perto o Jardin des Plantes, onde fica o zoológico mais antigo da Europa. Passear de barco pelo Rio Sena é uma oportunidade única para os apaixonados. Por fim, se o viajante quiser prestar homenagens a diversas figuras históricas, pode visitar o Cemitério Père Lachaise, onde ficam os túmulos dos escritores Marcel Proust e Oscar Wilde, do pintor Amadeo Modigliani, do cineasta francês Marcel Camus, da cantora francesa Edith Piaf e do mito do rock’n’roll Jim Morrison.

Camisa

O ciclista com o menor tempo agregado total, no final de cada dia veste a camiseta amarela, representando o líder da classificação geral, ela foi inventada em 1919 por Henri Desgrange, em referência ao papel amarelo do Jornal L1Auto. Há outras camisetas, bem como: a camiseta verde, usado pelo líder da classificação individual por pontos, a camisa de bolinhas vermelhas, usado pelo líder da classificação montanha. De maneira geral, as etapas de montanha decidem o vencedor do Tour de France.

Mais informações sobre o Tour, visite o site www.letour.fr/le-tour/2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *