Como se vestir para uma entrevista de emprego

A busca por um emprego é uma tarefa que realmente exige vários cuidados e preparação prévia. Além de ter em mente o que responder a algumas perguntas recorrentes, como se portar durante a entrevista e qual roupa escolher também são questões extremamente importantes e que podem ser usadas no processo eliminatório. Para garantir pontos nesse quesito, separei algumas dicas para que você não faça errado na hora de entrevista. Confira!

negocios

Seja coerente com a vaga

Para não errar, é preciso prestar atenção nos detalhes especificados para a vaga e avaliar a qual nível de cargo você está concorrendo. O que deve ser observado nessa hora é justamente o nível de profissional que a empresa procura: júnior, pleno ou sênior. Levar em consideração esse detalhe faz com que você não fuja do perfil esperado pelo seu entrevistador. Se você concorrerá, por exemplo, a um cargo sênior e que, naturalmente, é cobrada mais experiência e formalidade, não cabe usar camisetas ou calça jeans. Da mesma forma, tome cuidado para não exceder e parecer ser aquilo que você não é.

Conheça a empresa onde fará a entrevista

É muito comum candidatar-se a várias vagas e fazer inúmeras entrevistas na mesma semana, mas isso não significa que você deverá vestir a mesma roupa em todas elas, pois é preciso conhecer o estilo da empresa para se adequar no que diz respeito à vestimenta.

Para os Homens

Lembre-se que, atualmente, os escritórios possuem vários estilos diferentes e cabe a você pesquisar sobre para não parecer tão diferente da proposta do ambiente. Se o estilo for mais jovial e descontraído, por exemplo, não tenha medo de apostar em um sapatênis para compor um visual mais despojado, aliado a uma camisa clara, como azul ou branca e calça jeans com lavagem lisa. Como acessórios, escolha relógios modernos para dar personalidade ao look, ou até mesmo uma bolsa masculina transversal de couro.

Para as Mulheres

Para causar uma boa primeira impressão, mas sem perder o estilo, aposte em peças básicas e deixe para colocar sua personalidade nos acessórios, como os óculos, sapato e bolsa. Uma opção clássica, que não será erro em nenhuma empresa, é o vestido preto básico. Com ele, é possível compor qualquer look. Se o ambiente da empresa mostra ser mais sério, escolha sapato preto fechado, bolsa de couro e tailleur. Já para entrevistas em lugares mais descontraídos, componha o look com sapatilha colorida e um colar divertido.

visual despojado

Não deixe a desejar na higiene pessoal

Todos sabem que é preciso tomar banho diariamente e que não é recomendável chegar na entrevista com cheiro de suor, mas higiene pessoal não diz respeito apenas a isso. Se você quer passar uma boa impressão, preste atenção se a sua barba ou o cabelo não precisam de uma aparada, pois isso fará com que você pareça uma pessoa mais organizada e isso com certeza contará pontos no seu currículo.

Atenção para os sapatos

Engana-se quem pensa que o sapato é apenas mais um detalhe! Ele diz, e muito, sobre a nossa personalidade: inconscientemente, fazemos movimentos com os pés, como balançá-los ou cruzar uma perna por cima da outra, deixando-os em evidência e atraindo atenção para essa parte do corpo. Por isso, escolha com cuidado essa peça da vestimenta e veja se ela combina com o restante da roupa: um sapato social é o mais indicado caso você esteja vestindo um terno, por exemplo.

Espero que tenha ajudado, torço pelo seu sucesso e aguardo seus comentários para as próximas matérias. Boa sorte, saúde e muito sucesso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *