Saiba tudo sobre biquínis de cintura alta

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), a moda praia é um setor de enorme significância dentro da indústria da moda no Brasil, é considerado um dos maiores mercados internos no consumo de moda praia do mundo. É óbvio que o assunto de biquínis da moda sempre vai cercar a mulher brasileira.

Afinal, como o hot pants entrou para um dos mais queridos entre os modelos de biquíni do mundo? Para entender, precisamos voltar para a década de 40.

Como surgiu o biquíni de cintura alta?

O modelo tão querido surgiu bem antes do que conhecemos como biquíni atualmente, a moda praia era muito desconfortável, os tecidos não eram apropriados. 

Graças ao designer de moda Jacques Heim, os trajes de banho começaram a mudar, daí surgiu os biquínis de cintura alta – que na época tinham um lacinho, fofo né? 

Por que uma calcinha de cintura alta? Na época havia um conjunto de normas morais aplicados aos filmes lançados nos Estados Unidos entre 1930 e 1968 pelos grandes estúdios cinematográficos. Uma das normas proibiam a mostra do umbigo nos filmes, então as celebridades começaram a usar esse biquíni que virou moda nas telinhas – e fora deles também.

Foi somente em 1946 que Louis Réard criou o que conhecemos como conjunto de biquíni. A bailarina Micheline Bernardini foi a primeira mulher a posar com o modelo, que claro, causou o maior escândalo, mas felizmente, a evolução da moda praia não parou por aí.

O termo hot pants só começou a ser usado em 1960, se referindo a shorts curtíssimos de cós alto, criados por Mary Quant, estilista visionária que foi a base do feminismo no mundo da moda.

Biquíni no Brasil

Já no Brasil, os biquínis começaram a ser usado em 1950, também por bailarinas, e mais tarde, por mulheres ousadas, como Leila Diniz, que tirou uma foto grávida, a imagem teve tanta repercussão que se tornou símbolo da liberação feminina.

Helô Pinheiro, a famosa garota de Ipanema também desfilou com os primeiros modelos no calçadão.

Foi na década de 90 que a moda praia começou a ganhar muito destaque no Brasil, com a produção de mais vestuários e acessórios relacionados à praia, como óculos, bolsas, chapéus, saídas de praia, etc.

Claro que, por conta de tantas praias, o Brasil não ficou para trás no meio de tanta repercussão, até chegar no que conhecemos hoje.

Segundo Raquel Maia, pesquisadora do Centro de Pesquisa Sociossemióticas da PUC/SP é um segmento que foi fundamental na construção da moda nacional, valorizou as praias brasileiras e contribuiu para o fortalecimento dessa indústria no país.

O modelo de biquíni que nunca sai de moda

Os clássicos são os queridinhos vintage, provou que pode continuar ileso através das décadas, e sempre continuará entre os biquínis da moda!

Hoje existem vários modelos, com várias estampas, você precisa ter um biquíni de cintura alta no seu armário!

Invista nessa peça sensual, que exala elegância e confiança, e é a cara do empoderamento feminino. Não importa seu peso, sua idade, ou altura, os biquínis de cintura alta ficam perfeitos em todas as mulheres, pois é confortável, vintage, e o que faltava nos seus looks de verão.

biquínis de cintura alta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *