Esporte & Aventura

Mergulhos em Ilha Grande

No litoral do Rio de Janeiro, lá está a maior ilha de Angra dos Reis, com belas paisagens e atrativos que a fazem ser um sonho de consumo para os turistas. O destino em questão é Ilha Grande, que conta com excelente infraestrutura, praias lindas, lagoas famosas e cristalinas, além de proporcionar atividades aquáticas, terrestres e esportes até mesmo radicais.

Como o mar caracteriza-se por ter águas translúcidas, com boa temperatura e sempre limpas, uma das principais atividades buscadas na região é o mergulho. Na principal Vila, a de Abrãao, encontra-se duas operadoras de mergulho: a Dive & Cia e a Elite Dive Center. Na Enseada do Bananal está a Equipe Nautilus, e na Praia Vermelha a Acaiá Dive Center, que dão todo o suporte para quem deseja se aventurar no fundo do mar.

Um dos mais visitados do Brasil é o Mergulho no Naufrágio do Navio Pinguino, na Enseada de Sítio Forte. Com profundidade de 18 metros, o mergulhador fica rodeado de peixes, arraias e garoupas. Os iniciantes ficam por fora e se divertem, mas os mais experientes vão a fundo e dentro do navio. Segundo a Marinha Brasileira, o navio em questão pegou fogo devido a não autorização para atracação no porto de Angra, mas sem registro de mortos.

Os mergulhos no “helicóptero” também são bem interessantes, na laje do Matariz, Enseada do Bananal. Foi em 1998 que, devido ao mal tempo, a aeronave caiu, e após a perícia o helicóptero se tornou um dos pontos mais frequentados por mergulhadores, por ser único afundado no país, além de ser possível encontrar peixes diferentes e várias estrelas-do-mar.

mergulho-tartaruga

Não muito conhecido, porém belíssimo, o mergulho na Ilha do Morcego tem águas quentes e profundidade que varia entre três e quinze metros. Fica logo à frente ao segundo cais da Vila do Abraão, um aquário natural com espécies raras. Já em frente à famosa praia de Lopes Mendes, na Ilha de Jorge Grego, também vivem várias espécies diferentes de peixes, golfinhos e a presença de mergulhadores internacionais, também uma ótima dica.

Mergulhar em qualquer um dos pontos indicados em Ilha Grande acaba se tornando uma atividade mágica, ver os detalhes do mar de pertinho. Snorkeling é mais uma atividade que pode ser explorada em águas mais rasas, como nas Lagoas Verde e Azul, onde o mergulhador pode usar apenas uma máscara, nadadeiras e o tubo, conhecido como snorkel. Esse tipo de mergulho é mais simples, porém igualmente relaxante em águas tão transparentes e com a presença de peixes tão coloridos.

Para informações sobre pousadas na Ilha Grande acesse Roteiro de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *