Esporte & Aventura

Lado Bom da Copa – Integração cultural

O Portal Embarque na Viagem está engajado em mostrar os aspectos benéficos da realização. O “Lado Bom da Copa” foi criado para mostrar o que pode ser feito para o país melhorar e se tornar um campeão também fora dos gramados. Nesta edição, a Historiadora Raissa Vieira colabora com um belo texto que serve de reflexão sobre algo que está mexendo com todo um povo.

Japan v Colombia: Group C - 2014 FIFA World Cup Brazil

Japoneses deram lição de civilidade ao coletar e ensacar o lixo produzido por eles durante as partidas

Ver um jogo de futebol é agradável, as vezes da raiva, outras uma tristeza. Mas ver uma partida da Copa do Mundo é algo completamente diferente. Em primeiro lugar o deslumbre já ocorre ao perceber que ao seu redor existem pessoas diferentes, falando outras línguas, com histórias e culturas diferentes. Não há explicação para a vontade de conhecer, observar e entender o diferente e nem dá para mensurar a riqueza que há quando cada um conhece e reconhece a cultura do outro.

Portugueses na Fifa Fan Fest. Foto: Embarque na Viagem

Fifa Fan Fest – Integração cultural e muita festa. Foto: Embarque na Viagem

A segunda sensação que somente a Copa do Mundo pode proporcionar é a alegria em função da alegria do outro. Ver grupos de diversos países cantando suas músicas, dando suas risadas, contagiando todos ao redor e oferecendo essa alegria em todos a sua volta. Chilenos de caras pintadas e perucas, holandeses de tamancos e ternos laranja, nigerianos com suas bandeiras e simpatia, argentinos com uma energia de dar inveja.

Exemplos da Copa. Foto: Nicole Seelinger/Facebook

Alemães dando exemplos de educação durante a Copa. Foto: Nicole Seelinger/Facebook

O terceiro fato a se observar é que todos estes e os outros torcedores trocam abraços, fotos, emails, facebook e tudo de bom que um ser humano pode oferecer ao outro. O interessante é que tudo isso é alheio às partidas em si, a verdade é que todos que ousaram desembarcar no Brasil deram de cara com a nossa vontade de receber e transmitir alegria à todos. Mas voltando a partida, devo dizer que é emocionante ver o estádio lotado, ver pessoas de fora e pessoas de dentro, se comunicando do jeito que dá, se abraçando, comemorando ou rivalizando junto.

Ah, estava quase me esquecendo, ver a bola rolar é tão excitante quanto a riqueza cultural que nós ganhamos com essa brincadeira toda! E teve Copa. E teve alegria. E teve Brasil e teve integração…

Torcedora brasileira ajuda japonês a recolher o lixo após a partida realizada na Arena das Dunas

Torcedora brasileira ajuda japonês a recolher o lixo após a partida realizada na Arena das Dunas

Agradecemos a leitora Raissa Vieira por compartilhar sua visão sobre o ‘Lado Bom da Copa’. E para você? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Ou envie seu texto para copadomundo@embarquenaviagem.com e se quiser pode enviar fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *