A Hungria conta com uma história que teve início há mais de 1000 anos. Reis, batalhas, diversos inimigos, mas muitos aliados também; um país repleto de acontecimentos históricos e que encontra-se muito bem preservado em seus vários museus. Obras de arte perfeitas para inspirar o turista nesse local repleto de cultura podem ser apreciadas em museus como o Magyar Nemzeti Galéria onde estátuas feitas na Idade Média ou no período renascentista e pinturas da atualidade fazem parte do acervo. Outra proposta imperdível é conhecer o Museu de Belas Artes que fica na Heroes Square. Ele tem mais de 100.000 trabalhos artísticos, que vão desde o Antigo Egito até a arte moderna. Já quem prefere tendências mais atuais, encontra o lugar certo para apreciar as obras no Museu Ludwig de Arte Contemporânea. Seu acervo permanente conta com peças raras da arte popular americana, como Andy Warhol e Claes Oldenburg, mas também mostra peças da arte húngara dos anos 60 até os dias de hoje.
A cultura popular é bem diversificada quando se trata de arquitetura rural, trabalhos manuais, música popular e dança. Há também muitos museus ao ar livre espalhados pelo país. Neles, é possível ter uma melhor compreensão da arquitetura local, além de conhecer os costumes das vilas húngaras que possuem tradições centenárias. O Museu Etnográfico Aberto de Skanzen, fica próximo a Szentendre, perto de Budapeste e é, provavelmente, um dos mais prestigiados do país.
Mas nem só de museus vive a Hungria, os deliciosos cafés Húngaros também são responsáveis por momentos únicos desfrutando a bebida em boa companhia, com conversas animadas sobre artes, filosofia e política em um ótimo fim de tarde. Você sabia que no começo do século XX, existiam mais de 400 cafés espalhados em Budapeste, capital da Hungria, que tinham como clientes talentosos escritores, artistas, filósofos e poetas? Alguns deles ainda estão abertos e podem ser conhecidos por viajantes de passagem pelo país.
Sair para tomar um café na Hungria, nos dias atuais, significa escolher entre uma infinidade de sobremesas apetitosas para os olhos e mais ainda para o paladar, além de diversos tipos de grãos de café e acompanhamentos. Independente da escolha, o tempo para apreciá-lo deve ser preservado, sem que absolutamente ninguém incomode este momento.
Um dos mais antigos cafés europeus é o Café Gerbeaud, onde a atmosfera aconchegante e sobremesas refinadas deixam os clientes extasiados desde 1858. A delicadeza do local impressiona e deve estar no roteiro para quem visita a capital do país.
Outro local imperdível é o Café M?vész, de localização espetacular, em frente ao Opera House. Escolha um lugar em seu interior e sinta a atmosfera mais clássica, com lustres de cristal e mesas de mármore, ou decida-se pelo terraço e observe o movimento da cidade ao seu redor.
Já o New York Café está localizado no piso térreo do hotel Boscolo, em Budapeste. Aberto em 1894, foi durante muito tempo um centro da literatura e poesia húngara. O local impressiona pela grandiosidade e beleza de sua arquitetura. Serve uma variedade grande de cafés e doces húngaros tradicionais.
Sua viagem pela Hungria não estará completa sem uma hospedagem com localização privilegiada. Uma boa opção é o Sofitel Budapest Chain Bridge que ostenta vistas espetaculares da famosa ponte Chain próxima ao rio Danúbio, parlamento húngaro, Ópera de Budapeste e Bairro do Castelo no centro. As instalações do hotel incluem um luxuoso SPA com piscina e sauna, restaurante gourmet húngaro com cozinha aberta e um bar super moderno. Muitos dos luxuosos 357 quartos e suítes do hotel em Budapeste possuem vista para o Danúbio e vantagens do Sofitel Club.
A Hungria tem cafés para todos os gostos, repletos de histórias, pequenas delícias e bebidas que agradam os mais refinados paladares, e fazer a união com seus preservados monumentos e museus só irão tornar sua viagem um momento único e inesquecível.
A experiência não poderia ser mais deliciosa!