Esporte & Aventura

Lei Geral da Copa poderá dar ferias ao país em 2014

 

O Brasil que já tem vários feriados nacionais, em ano de Copa do Mundo e com os feriados municipais e estaduais, poderá ficar mais dias parado.

O calendário poderá ser afetado em virtude das partidas da Seleção brasileira de futebol. De acordo com o artigo 56 da Lei Geral da Copa (12.663), de 5 de junho de 2012, a União poderá decretar feriados nacionais os dias em que houver jogos da seleção brasileira. Se dessa forma ocorrer, estão garantidos os dias 12, 17 e 23 de junho, quando a equipe entrará em campo na primeira fase do torneio.

Passando de fase até o término do Mundial, mais quatro feriados nacionais estariam certos: 28 ou 29 de junho, oitavas de final, 04 ou 05 de julho, quartas de final, em 8 ou 9 de julho, datas para a semi-final e em 12 ou 13 de julho, disputa de 3º e 4º lugar e final, respectivamente. Ainda segundo a Lei, os estados, o Distrito Federal e os municípios sedes de jogos da Copa do Mundo poderão declarar feriado ou ponto facultativo nos dias de partidas nas respectivas cidades-sede.

O argumento principal para justificar as “folgas” é garantir a mobilidade urbana nas cidades-sede, uma vez que o número dos veículos nas ruas e os problemas crônicos do trânsito irão diminuir. Se essa medida é fundamental para garantir as boas condições de realização do Mundial, para o comércio nem tanto.

Entre os feriados já certos do calendário em 2014, o Carnaval, este ano, será no mês de março, com início no dia 1º e término no dia 04. A Semana Santa, que ocorre em abril, iniciando no dia 18, será maior pois se junta com o feriado do dia 21, Dia de Tiradentes, uma segunda-feira. O dia do Trabalho, o Corpus Christi e o Natal caem numa quinta-feira, e os feriados de Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), Finados e Proclamação da República caem nos finais de semana.

São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:

04 de março – terça-feira de carnaval
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
20 de abril – Páscoa (Domingo)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
01º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
07 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
02 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

calendário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *