Esporte & Aventura

O que as principais autoridades das 12 sedes pensam sobre a Copa de 2014?

 

Messi pertinho dos hermanos argentinos em Porto Alegre. Três clássicos europeus em Salvador. Clássico do Grupo da Morte em Natal. Três campeões mundiais no Maracanã. Brasil x México novamente medindo forças em Fortaleza. Choque entre Itália x Inglaterra em Manaus. Partida decisiva do Brasil no Estádio Nacional. Chance de duelo de gigantes pelas oitavas no Mineirão. Espanha na Arena da Baixada. Chile, Rússia e Colômbia em Cuiabá. Abertura e clássico mundial na Arena Corinthians. Duelos de Itália e Alemanha em Recife.

12 Cartazes da Copa-2014

E o que as principais autoridades das 12 cidades-sede pensam sobre a Copa de 2014, os confrontos e as possíveis projeções de duelos nas fases de mata-mata?

Salvador - Fonte Nova

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, a tabela de jogos da Copa em Salvador é melhor até do que o que era esperado.

“Eu desejava, mas não esperava abrir os jogos de Salvador com o mesmo jogo que foi a final da última Copa do Mundo. É inspiração divina e dos orixás”.

arena-itaquera

O prefeito Fernando Haddad avalia de maneira bastante positiva a tabela de partidas da primeira fase da Copa em São Paulo.

“Acho que nós vamos ter grandes jogos em São Paulo na largada (primeira fase), e depois vai depender dos resultados.  Mas acho que são ótimos jogos, na nossa avaliação, aliás uma avaliação já corrente. Muitas pessoas estão avaliando positivamente os jogos que ficaram em São Paulo”.

RJ - Maracanã

O secretário estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Regis Fichtner, projeta um bom desempenho da Seleção Brasileira, que só jogará no Maracanã na Copa se chegar à final do torneio.

“Os jogos da primeira fase são grandes jogos e estamos muito felizes, muito satisfeitos. Eu acho que temos tudo para jogar no Maracanã, com o Brasil nessa final e a gente tem certeza que teremos um grande resultado nessa Copa”.

Recife - Arena Pernambuco

O secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, projeta um grande aporte de turistas para Recife durante a Copa.

“Nós vamos ter jogos em Pernambuco de seleções que tradicionalmente têm grande capacidade de atrair torcedores, como é o caso da Alemanha, do México, principalmente, e dos Estados Unidos. A Alemanha, coincidentemente, é o único país europeu que escapou relativamente bem da crise do euro e, consequentemente, tem condições de atrair torcedores para Pernambuco”.

Leitão também lembra que a cidade pode receber uma seleção campeã mundial nas oitavas de final. “Nós temores um jogo do vencedor do Grupo D com o segundo colocado do Grupo C. O Grupo D tem Uruguai, Itália e Inglaterra, então provavelmente teremos um campeão do mundo no quinto jogo na Arena Pernambuco”.

Porto Alegre - Estádio Beira-Rio

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, mostrou satisfação com a tabela de jogos de Porto Alegre na Copa.

“Estamos contando com jogos com duas seleções campeãs do mundo; uma seleção atual vice-campeã; jogos que podem ser decisivos, como Argentina x Nigéria, que vai ser um jogo que vai chamar muita atenção. Temos possiblidade de contar nas oitavas de final com Alemanha, Rússia, Portugal, então eu vejo com muito otimismo. Estamos nos preparando para fazer uma grande Copa do Mundo”.

Natal - Arena das Dunas

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, espera um grande fluxo de turistas para o Rio Grande do Norte durante o Mundial.

“Nós vamos ter um jogo muito importante, que é Uruguai e Itália, dois campeões mundiais, e acho que isso desperta muito interesse de todos. Vamos ter o México, que é quem em todas as Copas traz as maiores torcidas, os Estados Unidos também, o Japão. E vamos ter um jogo da chave do Brasil, entre Camarões e México. É uma oportunidade de mostrar a cidade e o estado e uma oportunidade de legado, para que depois da Copa a gente possa ter mais turismo e mais empreendimentos”.

Para o prefeito Carlos Eduardo Alves, a oportunidade de desenvolver ainda mais o turismo será o principal legado da Copa para Natal. “Eu acredito que Natal vai conseguir o seu objetivo de, como uma cidade hospitaleira e acolhedora, receber os turistas do Brasil e do mundo e potencializar a sua principal atividade econômica, que é o turismo, atividade que mais gera trabalho, salários e divisas para a cidade.”

Belo Horizonte - Mineirão

A presença da Argentina em Belo Horizonte é festejada pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

“Vai ser muito bom, até porque teremos certamente um grande afluxo de torcedores argentinos para Belo Horizonte e vamos recebê-los com muita hospitalidade. Certamente terão uma forte torcida, porque o mineiro gosta mesmo é de bom futebol, e a Argentina tem mostrado ao longo de tantas décadas um futebol de grande qualidade. Aliás, temos astros argentinos de futebol que jogaram em Minas e um deles é até nosso embaixador, o (Juan Pablo) Sorín, que jogou tão bem no Cruzeiro e agora reside em Belo Horizonte e é um dos nossos embaixadores voluntários para divulgação de Minas Gerais na Copa”

Para o prefeito Marcio Lacerda, todas as seleções que vão jogar em Belo Horizonte têm potencial para atrair turistas.

“Temos não só a Argentina, mas a Inglaterra, a Bélgica, então o grupo de Belo Horizonte ficou interessante. Nós estamos felizes de receber também a Grécia, que tem um futebol em ascensão, e países latinos, além da Argentina, como Colômbia e Costa Rica, que vão levar muitos vizinhos a nos visitarem durante a Copa. Isso é muito bom”.

Brasília -Estádio Nacional Mané Garrincha

A presença de Portugal em Brasília é festejada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

“Portugal está em um grupo forte e provavelmente vai definir sua classificação nesse jogo em Brasília. E ter um grande craque como o Cristiano Ronaldo em campo é equivalente a ter o Neymar. Os ídolos têm uma importância inegável”.

Agnelo também projeta uma bela partida entre a Seleção Brasileira e Camarões.”Brasil x Camarões em Brasília eu acho fantástico, primeiro porque Camarões é um time forte também, tem uma tradição, então tenho certeza que será um jogo extremamente atrativo. Estamos preparados, prontos para fazer a Copa e é trabalhar para atrair também todos esses torcedores.”

Cuiabá - Arena Pantanal

Com oito seleções de cinco continentes diferentes, o prefeito Mauro Mendes projeta uma ascensão do turismo internacional em Mato Grosso. 

“Nós vamos focar em atrair nesses países o maior numero possível de torcedores, para que estejam em Cuiabá participando do evento. E vamos estar preparados para recebê-los muito bem e ajudar o Brasil a fazer dessa Copa uma das maiores Copas da história.”

O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, também projeta um grande afluxo de torcedores para o estado.

“O Japão é um país que tem tradicionalmente uma colônia muito forte (no Brasil), e o Japão tem uma tradição muito forte de turismo. Com o potencial que nós temos de turismo, certamente nós vamos atrair (turistas). A Rússia, por ser a sede da próxima Copa, certamente há a tendência de que eles virão em massa. E temos a Colômbia, que é muito próxima de Cuiabá, também o Chile. Então nós estamos muito otimistas. Agora é coroar de êxito, certamente nós vamos ter um legado muito bacana com essas oito seleções.”

Curitiba - Arena da Baixada

 

O prefeito Gustavo Fruet projeta muita emoção para o jogo da Espanha e também para a partida da Rússia em Curitiba.

“A Espanha é campeã mundial e isso vai dar uma grande movimentação. A Rússia vai receber a próxima Copa, portanto também há toda a atenção com relação aos preparativos. E nós vamos ter pelo menos esses jogos dessas duas seleções em fases importantes da definição dos grupos. Toda expectativa agora é com relação à organização para recepcionar as seleções”.

Manaus - Arena da Amazônia

Para Miguel Capobianco, coordenador da Unidade Gestora da Copa em Manaus (UGP-Copa), o Mundial vai começar “a mil por hora” na capital amazonense.

“Nós começamos muito bem em Manaus, com um jogo espetacular. E eu tenho certeza que vai ser a grande entrada de Manaus nesse universo da mídia internacional, mostrando para o mundo que nós temos uma excelente arena, podemos fazer um excelente jogo lá e queremos receber muito bem nossos visitantes. É isto que nós queremos: ser muito bem visitados e tornar Manaus mais conhecida no mundo”.

Fortaleza -Arena Castelão

Para o prefeito Roberto Cláudio, a Copa é um evento do povo e pede para a população o engajamento nas ações de força-tarefa do Pacto. “A Copa é de todos nós. A Cidade viverá um momento de grande geração de emprego e renda. Esperamos que Fortaleza dê seu exemplo para o Brasil e para o mundo”.  “Se a gente fizer bem-feito, organizado e levar a nossa hospitalidade para quem vai visitar Fortaleza, vamos colher os benefícios da Copa do Mundo por muitos anos à frente”, comentou o Prefeito.

Para o Governador Cid Gomes, este é o momento de impulsionar o turismo que já responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

“Fortaleza e nossas belezas naturais formarão a vitrine internacional, assistida por mais de 240 países. Vamos trabalhar em parceria com Estado, Município e empresas privadas para preparar a capital para a Copa do Mundo 2014”, declarou Cid Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *