Esporte & Aventura

Rio de Janeiro receberá oito seleções na primeira fase da Copa do Mundo 2014

Faltando 188 dias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber as seleções de Argentina, Espanha, Bélgica, Chile, Equador, França, Bósnia Herzegovina e Rússia na primeira fase da competição. O Sorteio Final, que aconteceu no início da tarde dessa sexta-feira na Costa do Sauípe, na Bahia, definiu as chaves e os jogos da fase de grupos da disputa. Representantes dos 32 países classificados para a Copa estiveram presentes no Sorteio.

A Copa do Mundo acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014. Ao todo, sete jogos serão disputados no Rio de Janeiro, incluindo a grande final, que será assistida por cerca de 3 bilhões de espectadores ao redor do planeta.Todas as disputas na cidade acontecerão no estádio do Maracanã.

Para o prefeito Eduardo Paes, o Rio vive um momento único em termos de visibilidade e é necessário usar a Copa do Mundo como uma oportunidade de trazer benefícios para a cidade.

“Esperamos receber no Rio cerca de 600 mil turistas e pelo menos 15 mil jornalistas durante a Copa do Mundo. Essa movimentação de pessoas atrai investimentos, gera empregos e impulsiona o aprimoramento da qualidade dos serviços da cidade”, afirma Eduardo Paes. “Na preparação para este mega evento, a Prefeitura do Rio já inaugurou o Parque Maracanã, projeto de revitalização do entorno do estádio, que melhorou o acesso dos torcedores e trouxe uma nova área de lazer aos moradores da região. No ano que vem inauguramos o BRT Transcarioca, que vai reduzir em 60% o tempo de deslocamento entre a Barra da Tijuca e o aeroporto internacional do Galeão, beneficiando 400 mil pessoas todos os dias. Nosso objetivo é garantir que a Copa do Mundo sirva aos cariocas, e não o contrário”.

O primeiro jogo no Rio será no dia 15 de junho às 19h entre Argentina e Bósnia Herzegovina (Grupo F). A segunda disputa será no dia 18 de junho às 19h entre Espanha e Chile (Grupo B). A terceira acontecerá no dia 22 de junho às 19h entre as seleções da Bélgica e Rússia (Grupo H). A quarta e última partida da cidade na fase de grupos será no dia 25 de junho às 17h entre Equador e França (Grupo E).

Na Segunda Etapa da competição (Rodada de 16), a partida no Rio de Janeiro será às 17h do dia 28 de junho, entre o primeiro colocado do Grupo C e o segundo colocado do Grupo D.

Nas Quartas de Final, o Maracanã receberá às 13h do dia 4 de julho os vencedores na Rodada de 16 dos jogos disputados em Brasília e em Porto Alegre.

A grande final da Copa do Mundo acontecerá no dia 13 de julho às 16h entre os vencedores das Semifinais.

Leonardo Maciel, o presidente da Rio Eventos Especiais, lembra que a Prefeitura está desenvolvendo um plano de mobilidade específico para os dias de competição, que estabelece o transporte público como a única maneira de ir aos jogos. “Assim como aconteceu em 2013 na Copa das Confederações, os frequentadores do estádio serão direcionados para as estações de metrô, trem e pontos de ônibus da região. Estamos aprimorando essa operação e temos a certeza de que todos os torcedores terão conforto e agilidade no deslocamento ao Maracanã”.

O Rio de Janeiro será também sede do IBC, o International Broadcast Centre (Centro Internacional de Transmissão), que receberá 15 mil profissionais de mídia durante a competição, trazendo os veículos de imprensa mais importantes do mundo à cidade. Além disso, o Rio também sediará o único Football for Hope no país, um evento social global que reúne líderes juvenis de todo o mundo para o intercâmbio de experiências através da prática esportiva.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *