Esporte & Aventura

Você tem fôlego para uma maratona nas rochas da Chapada Diamantina?

Depois de ter sua primeira edição aprovada pela organização e pelos atletas, em 2012, a Maratona 42k de Corridas de Montanha volta com tudo à Bahia para mais uma etapa de fôlego nas rochas da Chapada Diamantina, região serrana situada no centro do estado baiano. A competição será realizada no dia 16 de novembro, na Vila de Igatu, e poderá ser disputada nas categorias solo, dupla e quarteto.

Vila de Igatu - Maratona 42k de Corridas de Montanha - Chapada Diamantina

Projetado para proporcionar aos competidores as mais variadas formas de integração com a natureza, o percurso foi dividido em quatro trechos distintos que reservam condição diferente de prova e passeiam entre as estradas, praias, trilhas fechadas rochedos e grutas. Além disso, todos os trechos começam e terminam no mesmo ponto, onde estará concentrada uma unidade de apoio para hidratação e será montada uma estrutura para o revezamento dos atletas.

Corridas de Montanha - Chapada Diamantina

Localizada no município de Andaraí, a Vila de Igatu é formada por pedras e ruínas no alto da serra, provenientes dos tempos áureos da exploração de diamante na região, no século XIX. Por este motivo, o pequeno vilarejo é conhecido como a “Machu Picchu Baiana”, em referência à cidade peruana. O povoado conta ainda com cachoeiras e piscinas naturais e é destino turístico Imprescindível para quem pratica escalda, arvorismo, mountain bike, trekking e mergulho.

O ‘42k’ da Chapada Diamantina é a primeira maratona de montanha da Bahia e integra o calendário nacional do Circuito Brasileiro da categoria.

Maratona 42k de Corridas de Montanha - Chapada Diamantina
O cross country (corrida no campo) foi criado na Inglaterra, no início do século XIX, e era praticado por estudantes de universidades como as de Cambridge e Oxford. Muito diferente do que é o hoje, o esporte era conhecido pela “caça ao papel”, em que um grupo de corredores seguia por um percurso em terreno aberto, escolhido aleatoriamente, e deixava marcas de papel pelo chão. A equipe adversária, no entanto, tinha como missão seguir o rasto do grupo rival na tentativa de alcançá-lo.

No Brasil, a modalidade é caracterizada por corridas em trilhas e serras, e surgiu oficialmente com a criação do Circuito Brasileiro de Corridas em Montanha, em 2004. Inicialmente, aprovas eram disputadas apenas na distância de 21 km, mas em 2006, com o reconhecimento da modalidade pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as competições foram alinhadas às regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e passaram a ser disputadas também na distância de 12 km.

Maratona - Corridas de Montanha - Chapada Diamantina

SERVIÇOS
Evento: 42k Chapa Diamantina
Data: 16 de novembro
Local: Vila de Igatu, Andaraí, Chapada Diamantina, BA
Inscrições: www.corridasdemontanha.com.br

PROGRAMAÇÃO*
Sexta, dia 15 de novembro
12h00/20h00 – Entrega de kits na Galeria de Arte & Memória, Rua Luis dos Santos, s/n
16h00 – Apresentação do Grupo de Capoeira Esquiva de Andaraí

Sábado, dia 16 de novembro
05h00 – Aberturada área de transição
07h00 – Largada de todas as modalidades
17h00 – Premiação
18h00 – Encerramento

*O Horário da premiação pode sofrer alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *