Descubra Portugal

Turistas descobrem à beira-Tejo a Ribeira das Naus

Ribeira das Naus é a nova atração de Lisboa

Avenida Ribeira das Naus

Avenida Ribeira das Naus

 

Inaugurada no 1º semestre deste ano, a Avenida Ribeira das Naus tem-se tornado um dos espaços de lazer mais visitados pelos turistas na capital portuguesa.

 

Passear, namorar, ler, descansar ou, simplesmente, desfrutar da vista sobre o rio Tejo e assistir ao vai-e-vem dos barcos são algumas das opções para os turistas que visitarem a nova  Ribeira das Naus, em Lisboa.

O local tornou-se uma das mais atrativas áreas de recreação e lazer dos lisboetas e dos visitantes que chegam à capital de Portugal, concentrando um grande fluxo de turistas que podem agora contemplar o rio durante o verão e apreciar o passeio ribeirinho entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço.

A Avenida Ribeira das Naus foi requalificada recentemente e é uma das intervenções previstas para os 19 km que constituem a Frente Ribeirinha e que visam “devolver” o rio à cidade de Lisboa.

Ribeira das Naus, ou simplesmente Ribeira, é a designação que, em finais do século XV, os portugueses passam a utilizar para se referirem aos estaleiros de construção naval, substituindo o termo medieval “Tercenas”. A expressão deriva, naturalmente, das zonas marginais, ribeirinhas, onde os estaleiros estavam implantados.

A Ribeira das Naus é um espaço mítico na identidade portuguesa por estar associado à fábrica naval que operou neste lugar e que produziu, ao longo dos séculos, embarcações de diversos tipos como as famosas caravelas portuguesas. Estas embarcações foram protagonistas das Rotas dos Descobrimentos efetuadas pelos grandes navegadores portugueses, e que os colocaram como pioneiros da globalização.

Ribeira das Naus.jpg1

A requalificação do trecho resulta num avanço de 18 metros, que foi conseguido através de uma rampa e que inclui ainda uma praia fluvial, “escondida” desde o terremoto de 1755. O projeto para a Frente Ribeirinha, ainda em execução, inclui também um novo jardim junto ao edifício do Estado-Maior da Armada e a recuperação da Doca Seca, atualmente soterrada, e da Doca da Caldeirinha, no mesmo local. A realização do projeto também permitirá a observação das estruturas do Palácio Corte Real.

Com diversas infraestruturas que refletem uma capital moderna e vanguardista, histórica e autêntica, a Ribeira das Naus oferece ainda, bem perto, espaços de destaque como o Terreiro do Paço e o novo equipamento cultural Lisboa Story Centre , locais privilegiados de cultura e lazer para todos os turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *