Esporte & Aventura

Eventos esportivos atraem olhares para as cidades

*Graziela Lourensoni

Com a realização de grandes eventos esportivos no Brasil, os olhos do mundo se voltarão ao país. Serão turistas de diversas nacionalidades que terão a oportunidade de conhecer grandes cidades, suas culturas e as belas paisagens de cada local. Por isso, chegou o momento de pensarmos em que Brasil queremos apresentar aos nossos visitantes.

A última edição do Garden Report – Relatório Global da Husqvarna, mostrou que espaços verdes valorizam as paisagens urbanas e podem ser determinantes na escolha de ruas, bairros e cidades para se viver ou fazer uma visita turística. Por esse motivo, destacamos a necessidade de abrir os olhos para as questões de manutenção e preservação das áreas verdes públicas e privadas, se quisermos causar uma boa impressão aos visitantes. Certamente jardins e parques receberão um volume maior de turistas nesse período de grandes eventos.

Também não podemos deixar de ressaltar que essas áreas proporcionam inúmeros benefícios para a própria população das grandes cidades, pois combatem as ilhas de calor, reduzem o escoamento das águas pluviais e auxiliam na melhora do ar, amenizando os impactos da poluição excessiva. Para se ter uma ideia, apenas em São Paulo são mais de 7 milhões de veículos, de acordo com levantamento feito pelo Detran. Já pensou como seria o ar sem espaços verdes?

Parque do Ibirapuera - São Paulo

Parque do Ibirapuera – São Paulo

Diante desse cenário, o mercado de equipamentos também se prepara para contribuir com os profissionais ligados ao segmento – engenheiros, paisagistas, arquitetos, empreiteiros e outros encarregados de cuidar da aparência de nossos cartões de visitas.

Atualmente, existem produtos que possibilitam muito mais agilidade e eficiência para tarefas como poda de árvores até limpeza e corte dos gramados. Além disso, é possível encontrar máquinas mais leves, ergonômicas e potentes, exigindo menos esforço físico na operação. Há equipamentos ainda com tecnologia capaz de proporcionar uma economia de até 20% no consumo de combustível e redução de até 60% nas emissões de poluentes.

A preservação só tende a trazer benefícios e a proposta é que, muito mais importante que atrair e encantar os turistas, os investimentos em manutenção sejam permanentes. As áreas verdes estão entre nossos maiores patrimônios e não podemos nos preocupar com isso apenas agora. Iniciativas positivas podem trazer inúmeros benefícios a curto e longo prazo.

Graziela Lourensoni é gerente de Marketing e Produto para a América Latina da Husqvarna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *