Esporte & Aventura

Falta pouco para a largada do Rally Dakar 2013

 

Sediada pela 5ª vez na América do Sul, competição tem início em Lima e percorre mais cinco cidades peruanas de grandes atrativos turísticos

 

Rally Dakar

 

No dia 5 de janeiro de 2013, em Lima, no Peru, será dada a largada para mais uma emocionante disputa do Rally Dakar. Centenas de pilotos desafiarão seus limites por aproximadamente 8,4 mil quilômetros, atravessando as cidades peruanas de Ica, Pisco, Nazca, Arequipa e Tacna. Esta será a 5ª edição do rali mais badalado do mundo na América do Sul, que nesta edição também passa pela Argentina antes de terminar no Chile.

São muitos os motivos que fazem do Peru o cenário perfeito para uma competição que mistura aventura e emoção à flor da pele. Entre os atrativos estão floresta tropical, deserto, praia, montanha, além de culinária diversificada.

A gastronomia peruana é resultado de uma mistura de tradições nativas indígenas e de costumes vindos dos imigrantes. E em Lima, que teve o centro da cidade declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1991, estão todos os sabores do país: da Amazônia peruana a Cordilheira dos Andes, de norte a sul. O ceviche, o arroz com frutos do mar e as vieiras são os pratos de consumo de massa. Mas há também pratos exclusivos, como lomo saltado (fatias de lombo com cebola, pimentão e outros temperos), neste caso uma clara influência da cozinha chinesa.

Os vales, dunas e dias ensolarados são características marcantes da cidade de Pisco, onde o Rally Dakar 2013 também irá passar.As visitas aos vinhedos que produzem a bebida nacional Pisco e vinhos são considerados locais imperdíveis na opinião dos turistas.

Linhas de Nazca

Seguindo pelo deserto peruano, as “Linhas de Nazca”, descobertas em 1927, formam um dos maiores mistérios da arqueologia. São enormes desenhos que só podem ser vistos ao sobrevoar a área. Entre os desenhos mais famosos estão o macaco, a aranha e o beija-flor, símbolo nacional do Peru.

Outro cenário por onde passarão os aventureiros de Dakar é Arequipa, conhecida como cidade branca porque muitas de suas construções foram modeladas em sillar – pedra vulcânica de cor branca que deu origem ao apelido do lugar: cidade branca. Entre as principais atrações estão Vale da Colca, Cânion de Cotahuasi, restos arqueológico como o Touro Morto e a Dama de Gelo. Os mais aventureiros ainda podem encontrar, na região, locais ideais para a prática de raftting e trakking.

Uma das competições automobilísticas mais importantes do mundo, o Rally Dakar sempre chama atenção de bilhões de fãs e espectadores em mais de 100 países do mundo. Em 2013, estima-se que estejam presentes ao evento mais de 4 mil pessoas, incluindo técnicos, mecânicos e pessoal de apoio, além da presença de cerca de 260 equipes de mídia credenciadas.

Pilotos Rally Dakar no Peru

Acesse informações exclusivas no site oficial do PromPerú para o Rally Dakar 2013: https://dakar.peru.travel/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *