Variedades & Tecnologia

Trem do Samba e show em Madureira agitam o Dia Nacional do Samba

O Dia Nacional do Samba será comemorado pela Prefeitura do Rio/Riotur com um grande encontro de bambas no palco do Parque Madureira neste domingo, dia 2 de dezembro, a partir das 17h. Jorge Aragão, Dudu Nobre, Leandro Sapucahy e Wilson das Neves esquentam a noite cantando seus maiores sucessos. Completando o time, Reinaldo, Marquinhos Satã, Monarco e Sombrinha prometem transformar o local numa verdadeira roda de samba de raiz. A festa também terá a participação de intérpretes do Império Serrano e da Portela. Quem for ao Parque neste dia, terá, ainda, a oportunidade de assistir a apresentações de passistas e as evoluções de mestres-salas e porta-bandeiras. A abertura do evento será com a apresentação do grupo de pagode Expressão.

O show faz parte das comemorações do dia criado especialmente para homenagear o gênero musical, considerado um dos ícones da musicalidade brasileira. A data oficial é 2 de dezembro, em alusão ao dia em que Ary Barroso recebeu menção honrosa pelo sucesso “Na Baixa do Sapateiro”.

Serviço
Dia Nacional do Samba no Parque Madureira
Domingo, 2 de dezembro, a partir das 17h
Parque Madureira – Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira
Entrada franca

Trem do Samba agita a ferrovia com atrações ilustres

Da Central do Brasil a Oswaldo Cruz, no dia 1º de dezembro, quatro trens levarão o público em uma viagem pela cultura brasileira

Uma reunião de bambas e craques da nova geração do samba promete fazer a festa nas estações Central do Brasil e Oswaldo Cruz, no dia 1º de dezembro (sábado). O tradicional Trem do Samba, criado há 17 anos para homenagear o Dia Nacional do Samba – celebrado em 2 de dezembro – pede passagem para festejar o ritmo e a cultura brasileira com a presença de grandes nomes da música, como Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Orquestra Tabajara, Monarco, Tia Surica, Delcio Carvalho, Arlindo Cruz, Martinho da Vila e as Velhas Guardas de escolas de samba tradicionais do Rio de Janeiro.

A data é uma das mais aguardadas no calendário de shows da cidade e em 2012 reunirá um time de bambas. “O Trem do Samba, a cada ano, vem ganhando maior repercussão. O evento já faz parte do calendário de festas da cidade e realizá-lo se torna uma grande alegria para a SuperVia, pois o evento é a cara do Rio de Janeiro: une elementos típicos da cultura carioca – o samba e o trem -, nos proporciona recriar um ambiente de Rio e Carnaval fora de época, e nos concede a honra de receber Monarco, Tia Surica, D.Ivone Lara e Velhas Guardas de tradicionais escolas de samba na Central do Brasil”, diz o diretor de Novos Negócios da SuperVia, Carlos Henrique Henrique Sant’Anna.

A festa contará com shows na Central do Brasil, a partir das 15h, e seguirá dentro dos trens. Quatro composições (32 carros) com ar condicionado levarão o público até a estação Oswaldo Cruz, onde as apresentações continuarão nos palcos montados nas ruas João Vicente e Átila da Silveira, a partir das 20h. Os trens sairão da plataforma 3 da Central e realizarão parada para desembarque apenas em Oswaldo Cruz. O tempo estimado do percurso é de 20 minutos.

Na volta para casa, a SuperVia disponibilizará três trens extras, às 0h30, 1h30 e 2h30, com destino à Central do Brasil. Ainda em Oswaldo Cruz, também haverá shows nos dias 29 e 30 de novembro, em dois palcos instalados na região.

A novidade desta edição do Trem do Samba é a Lona do Conhecimento que, durante os três dias de evento, abrigará palestras sobre a temática do popular gênero musical brasileiro. Ney Lopes, Aydano André Motta, João Pimentel e Luiz Antonio Simas fazem parte do time que realizará as apresentações. As palestras acontecerão às 18h.

O Trem do Samba 2012 homenageia Chico Santana, representante da Velha Guarda da Portela e autor do hino da Portela e da canção “Saco de feijão”. O evento é realizado pela SuperVia e pela Prefeitura do Rio de Janeiro e conta com o patrocínio da Ambev, Petrobras e Caixa Econômica Federal. Para embarcar no Trem do Samba, os passageiros devem contribuir com 1kg de alimento não perecível.

SERVIÇO

Data: 29 e 30 de novembro (quinta e sexta-feira)
Evento: Shows em Oswaldo Cruz
Local: Ruas João Vicente e Átila da Silveira
Horário: a partir das 20h

Data
: 1º de dezembro (sábado)

Evento: Shows na Central do Brasil
Local: Central do Brasil
Horário: a partir das 15h
Atrações: 
Marquinhos de Oswaldo Cruz, Velha Guarda da Portela, Velha Guarda do Império Serrano, Velha Guarda da Mangueira, Velha Guarda do Salgueiro, Velha Guarda da Vila Isabel, Ney Lopes, Delcio Carvalho, Noca da Portela, Serginho Procópio, Monarco, Tia Surica, Wilson Moreira, Baianinho, Bateria do Mestre Faísca e Grupo Esquina De Samba.

Data: 1º de dezembro (sábado)
Evento: Trem do Samba
Local: Central do Brasil – Trens diretos para Oswaldo Cruz

1º TREM – 18h24
1º Carro – Só Alegria
2º Carro – Pagode do Renascença
3º Carro – Bateria do Mestre Faísca
4º Carro – Clube do Samba
5º Carro – Quilombo de Irajá
6º Carro – Bloco da Cuicas
7º Carro – Cacique de Ramos
8º Carro – Democráticos de Guadalupe

2º TREM – 18h44
1º Carro – Blocos dos Cachaças
2º Carro – Pagode do Nelsinho e Wilma
3º Carro – Sambola / Naldo
4º Carro – Parados na Ponte
5º Carro – Bip Bip
6º Carro – Quintal do Samba
7º Carro – Sambalegre
8º Carro – Quilombo Selma Candeia

3º TREM – 19h04
1º Carro – Embaixadores da Folia
2º Carro – Bloco Manga Preta
3º Carro – Locomotivas do Samba
4º Carro – Grupo da Analimar
5º Carro – Agenda Samba Choro
6º Carro – Criolice
7º Carro – Galeria Velha Guarda da Portela
8º Carro – Grupo Regente

4º TREM – 19h24
1º Carro – Pagode do Balde
2º Carro – Samba Puro de Belford Roxo
3º Carro – Grupo Autonomia
4º Carro – Beco Do Rato
5º Carro – Nossa Arte
6º Carro – Junte-se a Nós
7º Carro – Sambadellas
8º Carro – Bloco Sangue Bom

A programação completa dos três dias de evento pode ser consultada pelo www.tremdosamba.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *